Enquanto a Europa enfrenta uma forte onda de frio, com tempestades e nevascas, um caso inusitado na Ucrânia chamou atenção no noticiário internacional. Com a rua de casa coberta de neve, um ucraniano confessou um assassinato fictício na esperança de que a polícia limpasse a estrada quando viesse prendê-lo.
Conforme as autoridades da Ucrânia, o homem ligou para a polícia na noite de sábado (13) para contar que matou o parceiro da própria mãe esfaqueando-o no peito. “Mas, ao mesmo tempo, ele avisou imediatamente que os policiais deveriam vir com um limpa-neves, porque não havia outra maneira de chegar até ele”, contou Yuliya Kovtun, porta-voz da polícia, nesta segunda-feira (15).
Ela afirmou que os policiais não usaram um limpa-neve e conseguiram chegar à casa do homem em um SUV. “Imediatamente após a chegada, eles descobriram que a suposta vítima estava mesmo em casa, mas ileso. Ninguém o atacou”, disse Kovtun, acrescentando que o “assassino” confessou imediatamente ter feito uma ligação falsa.
A porta-voz da polícia ressaltou que os serviços municipais removeram a neve da estrada no sábado. No entanto, ele “não estava satisfeito com a qualidade da limpeza”. O homem, da aldeia de Grybova Rudnya, deve receber uma multa equivalente a cerca de R$ 20 por relatar um crime falso.
Onda de frio na Ucrânia
A Ucrânia registrou queda de neve recorde nos últimos dias, com cerca de 50 centímetros cobrindo grande parte do país. Na capital, Kiev, os fãs do snowboarding aproveitaram as fortes nevascas e transformaram as ruas em pistas de esqui. O serviço de limpeza retirou mais 1.700 toneladas de neve da cidade na semana passada.
De acordo com dados da série histórica do serviço de meteorologia, a Ucrânia não registra uma nevasca tão forte desde fevereiro de 2013.