A invasão da Rússia na Ucrânia completou duas semanas. Nesta quinta-feira (10), o porta-voz do Comando da Aeronáutica ucraniano, Yuri Ignat, foi às redes sociais relatar que, neste meio tempo, as forças militares russas perderam 138 aeronaves.
Rússia ataca maternidade na Ucrânia
Segundo ele, a Rússia perdeu 56 aviões e 82 helicópteros, todos eles destruídos pelas forças ucranianas, que receberam equipamentos da Polônia e dos Estados Unidos para que essas destruições fossem possíveis.
“Aviões de combate, mísseis antiaéreos S-300 e Buk-M1 destruíram 4 aeronaves de ataque Su-25, dois helicópteros dos ocupantes russos também são evidências de dois mísseis de cruzeiro caídos”, disse o membro do governo ucraniano.
No último sábado (05), uma imagem impactante publicada pelo governo ucraniano mostra uma dessas destruições. No vídeo, é possível ver o momento exato em que um helicóptero, supostamente russo, é abatido por militares ucranianos durante o combate.
“É assim que os ocupantes russos estão morrendo. Desta vez de helicóptero! Glória à Ucrânia e a seus defensores. Juntos à vitória!”, publicou o governo da Ucrânia que, apesar disso, não revelou o local, a data e nem mesmo o número de vítimas que a destruição da aeronave, ocorrida após ter sido atingida por um míssil, teria causado
Ainda no sábado, também passou a circular um vídeo de uma outra aeronave destruída. Segundo as informações, a gravação foi feita em Chernihiv e, assim como na gravação compartilhada pelo governo, mostra um avião sendo abatido.
Rússia não se manifestou sobre as perdas
Nos últimos dias, o governo russo tem mantido o silêncio quando o assunto são suas perdas durante a guerra na Ucrânia. A única vez que a administração do presidente Vladimir Putin se pronunciou foi na semana passada, quando afirmou que a Rússia havia perdido cerca de 500 soldados.
Na mesma ocasião, o governo ucraniano afirmou que mais de sete mil militares haviam sido mortos. Há alguns dias, a administração divulgou um novo balanço, dizendo que, além das perdas de aviões, tanques de guerras etc, as forças russas perderam mais de 11 mil soldados.
Especialistas das forças militares dos Estados Unidos acreditam que os números ucranianos estejam inflados e que, na realidade, o número de mortes russas na Ucrânia esteja na casa das três mil. Apesar do número “exagerado”, autoridades do Reino Unido dizem que Invasão na Ucrânia empacou e a Rússia está desesperada pelas perdas.
Leia também: Exército ucraniano já recebeu reforços de ao menos 16 mil voluntários