Diante de um cenário em constante evolução e inovação no setor de transporte, a Uber, uma das maiores empresas de transporte por aplicativo do mundo, fez um anúncio que tem provocado amplas discussões entre motoristas e usuários: a introdução de uma nova taxa de 25%.
No entanto, a dúvida que paira é sobre quem será afetado por essa alteração e como essa cobrança será efetuada. A responsabilidade recairá sobre os motoristas ou os passageiros? Vamos explorar isso a seguir.
Nova taxa na Uber? Uma explicação
O anúncio foi realizado durante um episódio do podcast oficial da Uber, denominado “Fala Parceiro”. Durante a conversa, os representantes da empresa abordaram diversos tópicos, incluindo a polêmica em torno das taxas cobradas dos motoristas.
Eles contestaram a noção de que a Uber fica com a maior parte dos ganhos, argumentando que, em média, a empresa retira apenas 25% do valor total da viagem, deixando o restante para o motorista. O vídeo completo da discussão pode ser encontrado aqui.
Samuel Marinheiro, o Gerente de Marketplace da Uber, esclareceu que essa taxa não é fixa e pode variar em diferentes viagens. Em algumas ocasiões, a taxa pode ser mais alta, enquanto em outras, mais baixa. O que importa, segundo ele, é considerar a média desses valores ao longo do tempo.
No entanto, essa declaração gerou polêmica, pois muitos motoristas acreditam que, na prática, a divisão dos lucros não é tão justa quanto parece. Há relatos de motoristas que percebem ganhar significativamente menos do que o esperado em algumas corridas.
O podcast também abordou a questão das viagens longas versus as curtas. Muitos motoristas acreditam que aceitar apenas viagens longas é mais vantajoso financeiramente.
No entanto, Marcelo, Gerente de Operações da Uber, explicou que ambas as opções têm suas vantagens. As viagens longas otimizam o tempo do motorista, enquanto as viagens curtas podem ser mais atraentes para aqueles que desejam permanecer em áreas específicas ou atingir metas pessoais.
Programa de Pontos
A Uber também defendeu o programa de pontos Uber Pro, que classifica os motoristas em categorias como Azul, Ouro, Platina e Diamante. Taciana, Gerente de Operações da empresa, afirmou que os motoristas Diamante têm ganhos 40% maiores em comparação com aqueles que dirigem entre 30 e 44 horas por semana. Além disso, eles desfrutam de benefícios, como cashback em combustível nos postos Ipiranga.
No entanto, muitos motoristas questionam a real vantagem de ser um motorista Diamante. Para muitos, o sistema de valores variáveis da Uber não é benéfico, uma vez que a mesma distância pode resultar em tarifas muito diferentes. Além disso, há um sentimento geral de que a empresa manipula o sistema para equilibrar os ganhos, evitando grandes disparidades entre os motoristas.
Como observado, a nova taxa de 25% anunciada pela Uber tem suscitado debates intensos e opiniões divergentes. Enquanto a empresa argumenta que essa taxa é justa e beneficia a maioria dos motoristas, muitos deles sentem que estão sendo prejudicados. Em um mercado tão dinâmico e competitivo, como o de transporte por aplicativo, a transparência e o diálogo entre a empresa e seus parceiros são essenciais para que todos possam prosperar.