A Uber anunciou uma variedade de promoções para os usuários que já estão valendo desta sexta-feira, 29, em diante. A ação se trata de uma pré-Black Friday na qual todos os descontos concedidos poderão ser usados em todas as plataformas da empresa durante o decorrer do mês de novembro.
De acordo com a empresa, os usuários que fizerem a primeira compra pelo Uber Eats, plataforma da Uber com foco na entrega de pedidos alimentícios, serão contemplados por um cupom no valor de R$ 30 que poderá ser usado em qualquer estabelecimento cadastrado no aplicativo. Feito o pedido, o beneficiário ainda ganhará um desconto de 20% para usar em corridas da Uber, nas categorias X ou Promo, desde que tenham um custo de até R$ 10.
Enquanto isso, os integrantes do clube de assinaturas Uber Pass, terão um desconto um pouco maior durante a pré-Black Friday, que será de até 50% nas corridas com valor máximo de R$ 15. No entanto, ainda não foi divulgada nenhuma informação sobre a obrigatoriedade de consumir os produtos da Uber Eats como determinado para os clientes comuns.
Na oportunidade, a empresa destacou que todos os usuários cadastrados na plataforma receberão algum tipo de desconto na pré-Black Friday. Mas é importante explicar que o cupom de R$ 30 para a Uber Eats valerá somente para a primeira compra feita pelo aplicativo.
Além de aderir a uma das maiores feiras de descontos mundiais, a Uber irá oferecer tantos cupons de desconto como uma maneira de atrair novos clientes para a plataforma, além de fortalecer o relacionamento com aqueles que não usam a plataforma com tanta frequência. Vale lembrar que nos primeiros anos pós lançamento, a Uber era um grande sucesso, desbancando os taxistas e mototaxistas. Porém, nos últimos tempos o serviço da plataforma teve uma queda drástica, ainda que gradativamente.
Mas não é somente a Uber que enfrenta este tipo de problema. Outros aplicativos de transporte individual também têm sido alvo de reclamações nas redes sociais e no Reclame Aqui. Nota-se que a maior parte das reclamações se referem aos cancelamentos de corrida.
Os principais relatos alegam abrir o aplicativo e pedir uma corrida, logo em seguida aparece um motorista, que logo em seguida cancela a corrida. Porém, este tipo de atitude torna a busca por outros motoristas ainda mais difícil, e normalmente os cancelamentos acontecem em trajetos curtos ou em horário de pico.
Nessas corridas curtas, normalmente o motorista faz um trajeto maior até chegar ao passageiro do que concluir a corrida em si, o que não é uma vantagem. Uma outra razão vinculada aos cancelamentos se refere aos motoristas que optaram por cancelar corridas específicas pelo alto custo do combustível que está inflacionado, enfrentando um aumento acumulado de 51% no decorrer de 2021. Segundo os motoristas dos aplicativos, eles enfrentam trajetos curtos ou congestionamentos, razão pela qual a viagem não supera o valor gasto em combustível.
Segundo informações da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) em entrevista ao Estadão, mesmo com os aumentos frequentes no preço do combustível, a Uber não oferece o mesmo tipo de reajuste para os motoristas desde o ano de 2015. No entanto, a tarifa dinâmica foi modificada, dificultando os ganhos dos motoristas. Antes, a tarifa elevava o valor da corrida quando havia uma alta demanda, mas agora esse valor foi fixado.