Nesta semana, a Uber anunciou uma nova funcionalidade para realizar viagens em grupo. A partir de agora, será possível que o usuário configure uma viagem para até quatro pessoas, definindo no máximo 5 destinos. Para isso, é gerado um link compartilhável para que os passageiros que forem compartilhar a viagem possam definir seus destinos e método de pagamento.
A funcionalidade anunciar pela Uber já está disponível para clientes brasileiros. Contudo, por enquanto a empresa liberou a funcionalidade para 9 estados: Porto Alegre, Recife, Brasília, Manaus, São Luís, Macapá e Anápolis. Segundo a Uber, os usuários que utilizarem este formato poderão ter um desconto de até 30% no valor da viagem.
Atualmente, a empresa já conta com uma funcionalidade para dividir o valor das viagens, no entanto, compartilhando o mesmo destino. A expectativa é que esta funcionalidade traga maior personalização nas viagens feitas através da plataforma de motoristas por aplicativo.
Entenda como irá funcionar
A funcionalidade irá servir para que amigos evitem as famosas trocas de mensagens e acordos prévios ao fazer viagens compartilhadas. Com a funcionalidade criada, bastará criar uma corrida padrão no aplicativo do Uber e marcar a função “em grupo” caso queira realizar a viagem em grupo.
Com isso, o aplicativo irá gerar um link que poderá ser enviado diretamente para os companheiros de viagem. É importante lembrar que, para utilizar tal funcionalidade, todos os participantes deverão ter uma conta ativa no Uber, bem como o aplicativo instalado em seus dispositivos.
Ao final da viagem, o valor do pagamento será divido igualmente entre todos os passageiros participantes. Sendo assim, o tempo ou a distância de cada parada não é considerada para a definição do valor de cada passageiro participante na viagem.
Taxa adicional será cobrada em viagens em grupo pela Uber
Algo que ainda não ficou claro para os passageiros é que, para utilizar a funcionalidade de viagem em grupo, será cobrada uma taxa adicional para cada passageiro. Contudo, a Uber ainda não especificou como esse valor é calculado, o que pode inviabilizar a utilização da funcionalidade para a maior parte dos passageiros.
Contudo, caso o desconto de até 30% seja cumprido sobre o valor das viagens, a funcionalidade de fato será bastante utilizado pelos passageiros. Com o funcionamento dela nestas 9 cidades, será possível ter uma percepção de uso da função de viagens em grupo pelos clientes da Uber. Outro ponto é se as viagens em grupo também terão aderência para os motoristas, dado que eles podem cancelar este tipo de viagem caso desagrade.