A Turquia, um dos principais países emergentes do mundo, definiu mais uma vez o político que ocupará o cargo da presidência. Após um segundo turno disputado, Erdogan se reelegeu com pouco mais de 52% dos votos. O placar apertado também foi confirmado pela rede estatal de televisão turca. O segundo colocado, Kemal Kilicdaroglu, ficou com pouco menos de 48% dos votos.
Apesar do resultado, especialistas dizem que a vitória veio em meio a polêmicas. Isso porque Erdogan teria usado diversas notícias falsas para atacar o adversário, além de ter, claramente, comprado votos para levar o pleito. Agora, ele ocupará o cargo por mais 5 anos.
Erdogan ficará mais 5 anos no cargo
Recep Tayyip Erdogan foi reeleito presidente da Turquia neste domingo, 28. Com a vitória, ele completará 25 anos no cargo ao final do novo mandato. Com pouco mais de 99% das urnas apuradas no país, ele soma mais da metade dos votos, o que já era esperado desde o fim do primeiro turno, quando teve pouco menos da metade dos votos totais.
Durante o segundo turno, o terceiro colocado na disputa, Sinan Ogan, confirmou o apoio a Erdogan. Como teve pouco mais de 5% dos votos, a vitória do atual presidente já era esperada após o anúncio do apoio. Além disso, para apoiadores o político pronunciou algumas palavras.
“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos“, disse Erdogan. “O único vencedor é a Turquia”, completou.
Por outro lado, o segundo colocado, Kilicdaroglu, pediu à nação que siga “na luta pela democracia“. Com a vitória, especialistas afirmam que há uma continuidade geopolítica de transmissão de apoio. Enquanto Kilicdaroglu disse, abertamente, que se aliaria aos Estados Unidos e à União Europeia, o atual presidente da Turquia tem uma relação ambígua com o ocidente e vem se aproximando, cada vez mais, da Rússia e da China.
A importância da Turquia para o mundo
A Turquia tem uma importância fundamental na geopolítica do mundo. Isso porque é um dos maiores mercados emergentes do mundo. Além disso, conta com 85 milhões de habitantes e é estratégico para as relações internacionais de toda a União Europeia.
Por outro lado, a localização geográfica da região é importante. Isso porque o país fica próximo à Europa, à Asia e também ao continente africano. Com isso, especialistas dizem que a Turquia é a fronteira entre o oriente e o ocidente.
Apesar disso, Erdogan é um antigo aliado de Vladimir Putin e a aliança com os russos deve se fortalecer cada vez mais. Por outro lado, a Turquia tem um problema grave para resolver, dado que conta com uma inflação alta, além da desconfiança no presidente reeleito por conta da fraca resposta a um terremoto recente.
Em suas redes sociais, o presidente Lula parabenizou Erdogan, pedindo para o presidente turco que “conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo“.