Se você está procurando se informar a respeito de tudo sobre o seguro de vida, chegou ao lugar certo! Em muitas situações esse tema pode ser considerado tabu, embora deve sim ser discutido – afinal, ninguém consegue prever o dia de amanhã. Dessa forma, entender as coberturas e os detalhes desse tipo de seguro se faz fundamental.
Por esse motivo, veja agora todas as informações essenciais sobre os seguro de vida, que visa garantir um certo alívio financeiro aos dependentes do segurado, ou aos seus beneficiários, em caso de morte. Além disso, as apólices de seguro de vida podem também incluir coberturas que protegem o próprio segurado, em casos de doença grave, invalidez ou incapacitação temporária. Então, confira agora como o seguro de vida funciona!
O que é?
Em primeiro lugar, é muito importante saber o que de fato é o seguro de vida. Dessa forma, podemos dizer que ele se enquadra na categoria de seguros de pessoas com cobertura de risco. Assim, ele nada mais é do que um contrato pelo qual a seguradora se compromete a pagar uma indenização a beneficiários indicados pelo segurado, no caso morte do segurado durante o período de vigência da apólice.
Além dos seguros de morte, existem também os seguros de morte por acidente. O primeiro cobre o risco de morte por qualquer causa. Entretanto, o segundo cobre somente risco de morte por acidente pessoal. Dessa forma, o seguro de vida pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de proteção familiar e patrimonial disponíveis atualmente no mercado.
Isso se deve ao fato de que ele é capaz de auxiliar o indivíduo em todas as fases da sua vida. Assim, o seguro de vida acaba criando a possibilidade de que os projetos e as condições de vida da família do segurado sejam mantidas no caso de morte do mesmo. Da mesma maneira, com o seguro de vida é possível que o segurado reduza o impacto financeiro e garante o sustento de sua família nessa situação, até mesmo com condições de incapacidade temporária ou doença grave, com a ampliação da cobertura para outros riscos.
Como funciona o seguro de vida?
De acordo com o que já foi citado, o seguro de vida fornece aos beneficiários o pagamento de uma indenização no caso da morte do segurado – como por exemplo, sua família, beneficiários mais comuns na grande maioria dos casos. Assim, o recebimento dos valores não vai depender de inventários, o que acaba favorecendo a subsistência da família durante determinado período. Tudo isso é feito de maneira a minimizar o impacto financeiro causado pela ausência da pessoa em questão.
Dessa forma, mesmo que o indivíduo segurado tenha deixado algum valor de herança, o seguro garante aos beneficiários os recursos necessários para arcar com diversas despesas. Assim, eles poderão arcas com os custos de suas despesas durante o processo do inventário, que pode ser bastante demorado em alguns casos.
O seguro, então, pode se aplicar a todas as fases da vida. Sendo assim, pode atender as pessoas que estão em fase de construção dos eu patrimônio, e assim, tem a responsabilidade de arcar com compromissos financeiros de curto ou médio prazo. Além disso, também serve para as pessoas que já possuem um patrimônio construído, mas que, entretanto, precisam garantir que seus beneficiários serão bem assistidos no caso de sua morte.
Hoje em dia, é possível contratar um seguro com uma apólice com cobertura para diferentes eventos. É possível, inclusive, que o próprio segurado seja um beneficiário. Isso acontece nos casos de doenças graves, que garantem indenizações através do diagnóstico. Essa é uma das modalidades mais procuras atualmente.
Pagamento dos valores aos beneficiários
No momento da contratação do seguro de vida, a seguradora vai emitir um apólice. Ali, estarão contidas as informações sobre os riscos que serão cobertos e as partes. Além disso, quanto o segurado deverá pagar, e qual será o valor segurado em caso de indenização.
Dessa forma, o valor pago à seguradora pelo segurado geralmente é chamado de “prêmio”. Já a ocorrência do risco que é coberto é chamada de “sinistro”. É através disso que os beneficiários terão direito a receber o valor da indenização. Os custos do seguro vão depender das garantias contratadas. Além disso, vão depender também do perfil do segurado. Dessa forma, é possível adquirir pacotes básicos ou pacotes que contenham diferentes coberturas e assistências.
A vigência de um seguro de vida é geralmente de 12 meses. Esses 12 meses são renováveis para outros 12 meses adicionais. Entretanto, é possível sim fazer seguro com um prazo de vigência maior, ou até mesmo seguros vitalícios. Em contrapartida, nesses casos as mensalidades (prêmios) podem ter outras periodicidades, como anual ou cota única.
Se tratando do perfil dos segurados, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a maioria das seguradoras faz restrições a pessoas com mais de 65 anos. Mesmo assim, essas limitações etárias dependem da seguradora. Assim, existem empresas que oferecem seguros para pessoas de até 80 anos.
Afinal, quanto custa um seguro de vida?
Essa é uma das principais dúvidas. A verdade é que, o valor do prêmio do seguro, (ou seja, da contribuição do segurado), depende de diferentes fatores, como já foi citado anteriormente. De um modo geral, o valor é definido pela seguradora com base nas informações que o segurado fornece.
Além disso, existem sim seguros para segurados e públicos de diferentes poderes aquisitivos. Os valores variam bastante de acordo com as diferentes modalidades e opções. Sendo assim, existem produtos bem acessíveis, que exigem um investimento menor. Nesses casos, geralmente a avaliação de risco não é necessária.
Em contraponto, existem também os produtos mais sofisticados, e é claro, mais caros. Nesses casos, existe uma avaliação prévia das condições de saúde do segurado, e assim, ele permite cobertura maiores e mais amplas.
Existem também as seguradoras que oferecem produtos diferentes para perfis e públicos diferentes. Assim, o mais recomendável é que as pessoas entendam que hoje existem produtos acessíveis para todos os perfis. Dessa forma, garantir uma proteção adequada e de acordo com as suas necessidades, está ao alcance de todos.