Após constatar uma baixa adesão do público jovem de 16 e 18 anos, que não tem ido tirar seu título de eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu intensificar uma campanha nas redes sociais a fim de estimular essas pessoas a tirarem o documento em questão.
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Nesta sexta-feira (25), o TSE relatou que, durante os dias 14 e 18 de março, quando foi promovida a Semana do Jovem Eleitor, 96.425 mil novos títulos foram emitidos em todo o Brasil e no exterior para jovens nessa faixa etária.
De acordo com o órgão, a ideia é atrair ainda mais jovens eleitores. Isso porque, atualmente, são cerca de 830 mil jovens entre 16 e 17 anos que têm o título de eleitor, o menor número em 30 anos, isto é, a menor adesão desde que o acompanhamento passou a ser feito – nas últimas eleições presidenciais, em 2018, por exemplo, esse número era de 1,4 milhão.
Com base na Constituição, constata-se que podem votar todos aqueles jovens que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição – a votação está marcada para ocorrer no dia 02 outubro, sendo o prazo para tirar o título é 04 de maio. Para tirá-lo, os jovens têm duas alternativas. A primeira é se dirigir até cartório eleitoral mais próximo de sua residência. A outra é acessar o site do TSE e preencher os dados necessários.
Conversa direta com o público jovem
Na tentativa de atrair o público jovem, as redes sociais do TSE e também dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão publicando mensagens diretamente às pessoas de três faixas etárias diferentes:
- A que comporta jovens quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro;
- Aqueles com jovens de 17 anos;
- E, por fim, os brasileiros que irão completar 18 anos em 2022.
Toda essa mobilização nacional tem contado com a ajuda de diversos influenciadores, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. O foco: fazer com que essas pessoas se sintam estimuladas a irem às urnas.
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