André Janones (Avante), deputado federal, revelou nesta quarta-feira (26) que recebeu uma determinação de Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que ele retire de suas redes sociais um vídeo onde ele relacionou o ex-parlamentar Roberto Jefferson (PTB) à coordenação de campanha do presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro diz que Lula foi ao Rio para encontro com traficantes
Em um vídeo publicado no Twitter, André Janones reagiu ironicamente à ordem vinda do Tribunal Superior Eleitoral. “Informo ainda que Jair Bolsonaro não conhece Roberto Jefferson nem nunca tirou qualquer foto com o mesmo”, disse em tom de ironia o deputado. Assim como publicou o Brasil123, Bolsonaro disse que sequer tinha fotos com Roberto Jefferson, preso no domingo (22) pela Polícia Federal (PF), mas imagens publicadas nas redes sociais mostram o contrário, isto é, os dois políticos juntos.
Em sua decisão, Alexandre de Moraes também determinou que André Janones se abstenha a falar do assunto. Isso porque, segundo o presidente da corte, “de fato, o conteúdo veiculado nas postagens realizadas pelo representado se descolam da realidade, por meio de inverdades e suposições, fazendo uso de recortes e encadeamentos inexistentes, com o intuito de induzir o eleitorado, negativamente, a crer que Roberto Jefferson seria o coordenador de campanha de Jair Messias Bolsonaro”.
Na gravação de André Janones, ele disse que Bolsonaro e Roberto Jefferson se conhecem e que o ex-deputado é “um dos coordenadores informais da campanha do presidente”. Nesta quarta, após a ordem de Alexandre de Moraes, ele voltou atrás, afirmando que o ex-deputado não é um dos integrantes da campanha do atual presidente.
“Tendo em vista a manifestação judicial do presidente em que o mesmo afirma que tem sofrido efeitos psicológicos negativos diante da minha atuação na campanha de Lula, eu venho através desse vídeo restabelecer de uma vez por todas a verdade e dizer que Roberto Jefferson jamais foi coordenador da campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro”, disse o deputado em um vídeo publicado nesta quarta.
André Janones era, até agosto, pré-candidato à presidência da República. Todavia, após uma aproximação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar resolveu desistir da disputa ao Planalto para integrar a campanha do petista na função de cuidar das publicações de campanha nas redes sociais.
Leia também: Campanha de Bolsonaro é multada por manter o impulsionamento do site ‘Lulaflix’