Mais uma triste notícia por conta da chuva! Desta vez, uma tempestade atingiu Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.
A saber, imagens compartilhadas nas redes sociais nesta terça-feira (31), por moradores mostram ruas completamente alagadas.
No bairro Pimentel, houve uma ocorrência de desabamento, deixando sete adultos e quatro crianças desalojados.
De acordo com a concessionária Eco Rio Minas, a Estrada Rio-Teresópolis foi fechada e será liberada quando for considerado seguro para os usuários.
Enem 2023: Veja se terá direito a ÔNIBUS GRATUITO nos dias de provas!
Alerta de chuva
Cabe mencionar que a prefeitura já havia divulgado, nas redes sociais, um alerta por volta de 16h30.
“Probabilidade de chuva moderada e ocasionalmente forte para as próximas horas”, registra a postagem.
Na ocasião, as sirenes ressoaram nos bairros de Corta Vento e Rosário.
Então, às 18h, o município divulgou um novo comunicado.
“Uma chuva forte atingiu Teresópolis na tarde desta terça-feira (31). Foram mais de 50mm em pouco mais de uma hora. Equipes da Defesa Civil e da secretaria de obras e serviços públicos estão nas ruas atuando para minimizar os danos. Seguiremos informando a população”, publicou.
Leia ainda: Cataratas do Iguaçu registram vazão 16 vezes maior que a média; inundações atingem o Paraguai
Sirenes
Em suma, a orientação é para que casos de emergência sejam comunicados à Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (21) 2742-7025.
Além disso, a população também deve ficar atenta aos alertas enviados por mensagens de celular e às sirenes.
Conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal, foram registrados alagamentos nos bairros Alto, Araras, Agriões, Bom Retiro, Caxangá, Comary, Ermitage, Meudon, Paineiras e Várzea. Parte dessas ocorrências está relacionada com o transbordamento do Rio Paquequer.
Ainda mais, também há registros de quedas de árvores, muros e barreiras.
Confira também: Bolsa Família: Pagamento de 2 parcelas está CONFIRMADO! Consulte o calendário
Impacto da chuva
A força da tempestade foi sentida no Parque Nacional Serra dos Órgãos. No momento mais intenso, a unidade de conservação ambiental registrou 44,4 milímetros no período de uma hora. Considerando um período de seis horas, o índice pluviométrico sobe para 124,2 milímetros.
Cidades vizinhas também foram afetadas pelas chuvas. Imagens de vias alagadas foram compartilhadas por moradores de Guapimirim.
Por fim, em Petrópolis, a Defesa Civil havia contabilizado cinco registros de ocorrência até às 18h, incluindo quedas de árvore e de muro e deslizamentos de terra, todas sem gravidade e sem vítimas.
Com informações da Agência Brasil
Veja ainda: Governo garante PENSÃO para jovens; veja em qual situação