Araçatuba, no interior de São Paulo, passou por uma madrugada de terror nesta segunda (30). Isso porque bandidos, fortemente armados, atacaram três agências bancárias no Centro da cidade. De acordo com a Polícia Civil, ao menos três pessoas morreram.
Em nota, a corporação revelou que as vítimas são dois moradores de Araçatuba, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes, e um criminoso que participou da ação que tinha como intuito o roubo de altos valores.
Ainda conforme a Polícia Civil, o ataque às agências contou com cerca de 20 bandidos. Ao chegar na cidade, esses criminosos, que usaram cerca de dez carros, abordaram pessoas e as usaram como escudo e reféns.
Não suficiente, com o intuito de neutralizar a polícia, esses suspeitos cercaram as bases da Polícia Militar (PM) e também as viaturas da corporação em questão. Até o momento, ainda não há informação se os bandidos conseguiram, de fato, assaltar alguma agência da cidade.
Pessoas como escudo
Nas redes sociais, vídeos em que é possível ver as pessoas sendo usadas como reféns foram postados durante a manhã. Em alguns momentos, os criminosos juntaram pessoas e mandaram elas darem as mãos umas às outras, fazendo assim um escudo humano.
Em outro momento, é possível ver que os bandidos também ordenaram que algumas pessoas subissem no carro usado pelos assaltantes e ficassem por lá, enquanto o veículo transitava por uma rua da cidade.
https://twitter.com/JuliotiLucas/status/1432204114579140611
Além de usarem moradores na ação, os criminosos lançaram mão da tecnologia para cometer o delito. De acordo com a polícia, eles usaram uma drone para monitorar os agentes públicos.
Durante o ataque, eles também colocaram fogo em alguns veículos. O intuito, segundo a polícia, era impedir a aproximação dos agentes.
Confronto e fuga em Araçatuba
Na hora da fuga, alguns assaltantes foram rumo a uma área rural. Por lá, eles encontraram policiais e um confronto aconteceu, o que culminou na morte de um bandido – outro suspeito acabou baleado e foi encaminhado ao hospital.
Em outra parte da cidade, os suspeitos abandonaram os carros utilizados no ataque e roubaram veículos de moradores de Araçatuba. Com esses automóveis, os bandidos foram rumo à rodovia e fugiram.
10 Hostages used as HUMAN SHIELDS for #Brazilian bank robbers, at least 2 DEAD
Up to 50 gunmen armed with assau|t rif|es & b0mbs strapped 10 hostages to their getaway cars in the southern #Brazil city of Aracatuba Sunday night as they robbed several bank in the city pic.twitter.com/beuKaV6GeE
— Kaala_Nag (@Kaala_Nag) August 30, 2021
Recomendação é fique em casa
Segundo a Polícia Civil, a recomendação é que os moradores de Araçatuba continuem em casa até que uma segunda ordem seja dada. Isso porque, de acordo com a corporação, existem explosivos espalhados pela cidade. Esses objetos podem ser acionados por calor ou movimento.
Leia também: Ataque deixa agência bancária destruída em Salvador