Sabe o que é e quais os benefícios do treino funcional? Sente dores constantes no corpo ou qualquer dificuldade para realizar tarefas simples do cotidiano? Saiba que esses são problemas que podem ser amenizados depois de um treino funcional realizado de forma correta. Entenda mais aqui no Brasil 123.
O que é treino funcional
O treino funcional é um esporte baseado em movimentos naturais do corpo como pular, agachar e correr feitos de forma correta. Eles trabalham várias partes do corpo de forma integrada.
Por se tratar de uma atividade que é focada na força física, o treino funcional é ótimo para melhorar a agilidade e a resistência.
Por isso, essa é uma prática realizada até mesmo por atletas de alta performance para melhorar a mobilidade e o condicionamento físico para suportar treinos mais pesados. Veja abaixo alguns benefícios do treino funcional e comece a praticar agora mesmo:
Quais os benefícios do treino funcional
Como foi dito, o treino funcional melhora a mobilidade, mas seus benefícios são muito maiores do que isso. Então, veja abaixo alguns:
Melhor capacidade cardiorrespiratória
Não existe nada melhor do que sentir o coração acelerado durante um treino funcional, já que esse é um sinal de que seu corpo está trabalhando em potência máxima.
Por causa disso, o treino funcional é capaz de melhorar consideravelmente a capacidade cardiorrespiratória de qualquer pessoa. Isso reduz as chances de diabetes, hipertensão, entre outras doenças crônicas.
Auxilia na perda de peso
Perder peso é o sonho de muitas pessoas, já que a obesidade é considerada uma doença que pode ser fator de risco para outras condições mais graves de saúde.
Por isso, introduzir o treino funcional em sua rotina é uma das formas mais eficazes para auxiliar no emagrecimento. Além de acelerar a queima de gordura estocada no organismo, situação causada pelo acúmulo de alimentos consumidos.
Redução da depressão
Um estudo feito pela Escola de Educação Permanente da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que os benefícios do treino funcional também estão relacionados à saúde mental.
A pesquisa que abordou 65 pacientes que ingeriam medicamentos fez com que essas pessoas cumprissem um treino funcional duas vezes na semana.
O resultado demonstrou efeitos positivos no combate à depressão nos pacientes e, segundo o estudo, tais pessoas relataram a diminuição da ansiedade, um sintoma característico da doença.
Melhora a autoestima
O treino funcional também melhora bastante a autoestima, já que muitas pessoas que não conseguem se adequar à musculação encontra nessa modalidade uma ótima opção para cuidar da saúde.
Nesse sentido, uma ótima opção seria associar o treino funcional com a musculação aos poucos, já que a primeira melhora a flexibilidade, enquanto a segunda atua no campo da força física.
Melhora a postura
O treino funcional também atua na região do abdômen, portanto, melhora a postura por meio desses músculos de sustentação de outros membros, incluindo a coluna.
Dessa forma, ao fortalecer o abdômen, a pessoa melhora sua postura e ainda reduz dores na coluna, portanto, vale a pena realizar um treino funcional com regularidade.