Um trauma psicológico ocorre quando você passa por uma situação muito desagradável, que gera ansiedade ou estresse em demasia. Se você não consegue lidar com os sentimentos causados por essa situação, um trauma se instala. Por isso, veja como os traumas antigos afetam a sua vida, sem que você perceba, lendo essa matéria até o final!
Hábitos que atrasam a sua vida: mude-os já
Resistência à mudanças pode ser sinal de traumas antigos
Uma pessoa traumatizada não gosta de sair da sua zona de conforto, porque ela tem a impressão de que algo pode dar errado, se assim o fizer. Por isso, ela resiste à mudanças, mesmo que elas possam trazer coisas positivas para a vida dela. Afinal, ela está sempre esperando que algo dê errado.
Não confiar em si mesmo
Uma pessoa com muita dificuldade de confiar em si mesma, ou seja, com baixa auto confiança, pode ser uma pessoa traumatizada. Muitas vezes, pessoas dizem a outras que elas não são capazes de conquistar os seus sonhos, e elas acreditamos nisso. Assim, se formam traumas que perduram por uma vida inteira.
Dessa forma, essa pessoas crescem adultos que não acreditam nas suas capacidades, apenas na sorte, ou na ajuda de outras pessoas. Elas têm medo constante de fazer as coisas errado, ou dos seus planos não darem certo, porque acham que isso depende, apenas, de fatores externos.
Vontade de exercer controle
Uma pessoa com traumas antigos não resolvidos, tem medo de que algo volte a traumatizá-la. Por isso, ela tenta controlar tudo que acontece com ela e à sua volta, fazendo planos para cada detalhe. Além disso, ela pode tentar controlar as próprias pessoas próximas a ela. Ela faz isso na busca pela previsibilidade, para saber sempre o que acontecerá depois, como se isso fosse impedir que ela se magoe novamente.
Críticas negativas: saiba como lidar com elas
Desconfiar de tudo
Uma pessoa que convive com um trauma antigo, não só não confia em si mesma, como vimos acima, como também não confia nas outras pessoas. Ela desconfia de todas as situações, porque acha que sempre tem algo errado, por melhores que elas sejam. Ela também desconfia de todo mundo ao seu redor, achando que as pessoas farão mal à ela, a qualquer momento.
Ter medo de mostrar que é vulnerável
Pessoas que sofrem com um trauma antigo tendem a criar uma máscara, para fingir que são fortes e inabaláveis. Na verdade, elas sentem muito, mas não têm coragem de mostrar isso para as pessoas. Além disso, elas têm medo de falar sobre seus problemas com outras pessoas. Isso porque elas temem o julgamento delas, ou que elas simplesmente a ignorem, sem ajudar.
Explodir facilmente
Pessoas traumatizadas brigam com as outras com frequência, ou explodem por coisas pequenas e fáceis de serem resolvidas. Isso é um mecanismo de defesa, que visa tentar impedir que um trauma, como o antigo, aconteça novamente na vida dela. Além disso, as emoções que foram guardadas por muito tempo, ocasionam esse tipo de reação.
Saúde mental: veja como cuidar da sua para mantê-la em dia