Muitas pessoas ficam extremamente apreensivas quando têm de ir a dentista. Isso ocorre devido aos traumas a que muitas delas foram submetidas nas primeiras consultas no consultório odontológico. Dentre os tratamentos realizados no consultório odontológico há o tratamento de canal. Mas tratamento de canal dói? Saiba como se realiza o procedimento.
Geralmente, quando os pacientes têm de se submeter a algum tipo de procedimento odontológico, eles já perguntam: “vai doer?”. Mas hoje é muito difícil encontrar procedimentos odontológicos que provocam dor, pois os dentistas realizam a aplicação de anestesia antes de dar início ao procedimento propriamente dito.
Tratamento de canal dói?
O tratamento de canal é um procedimento bastante invasivo, afinal, por meio desse procedimento a vitalidade do órgão dentário é retirada. Por esse motivo, muitas pessoas se perguntam se o tratamento de canal dói. Mas agora, por meio da leitura deste post, você irá entender tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento.
Como mencionado anteriormente, os procedimentos odontológicos são atualmente feitos sob a aplicação de anestésicos. Por isso, não causam nenhum tipo de dor ao paciente. No caso do tratamento de canal, a aplicação de anestesia é ainda mais importante. Pois, nesse procedimento, a polpa dentária, tecido rico em vasos e nervos, é removida, e como ela é completamente inervada, a ausência de anestesia provocaria uma dor praticamente insuportável ao paciente.
Sendo assim, se você precisa realizar o tratamento de canal e não o faz por medo de sentir dor, pode ficar tranquilo. Mas se ainda restarem dúvidas, não fique com receio de saná-las conversando com um cirurgião-dentista de sua confiança.
Como se realiza o procedimento de canal?
O procedimento de canal é feito quando a polpa dentária sofre algum tipo de trauma que interfere de forma significativa na sua vitalidade. Na maioria das vezes, o paciente precisa se submeter ao tratamento de canal quando ele possui uma lesão cariosa profunda que chega até o tecido pulpar. Geralmente, nesses casos o paciente costuma sentir muita dor, que faz com que ele recorra ao cirurgião-dentista o mais depressa possível.
No consultório, o cirurgião-dentista avalia a vitalidade da polpa dentária e define se há ou não necessidade de realizar a remoção. Em caso afirmativo, ele marca uma próxima consulta para que o paciente volte para realizar o procedimento. Mas como é feito o canal?
Bom, para realizar o tratamento de canal o dentista abre uma cavidade no dente que deve ser tratado a fim de acessar a câmara pulpar. Aberta a cavidade, ele realiza a introdução de algumas limas endodônticas que vão proporcionar a remoção da polpa dentária. Assim que todo o tecido pulpar tiver remoção, o profissional realiza a limpeza e o tratamento da cavidade e preenche todo o espaço com um material. Em seguida, a cavidade aberta no dente tem o fechamento com resina.
Algumas vezes o dentista precisa realizar o procedimento em mais de uma sessão, isso varia conforme a complexidade do procedimento. Não se esqueça de que os profissionais especializados em endodontia são os mais indicados para realizar esse tipo de procedimento.