Os eleitores do país estão se preparando para o segundo turno das eleições, que acontecerá neste domingo (30). O momento é muito importante para milhões de pessoas que poderão exercer o seu direito de cidadão. E uma notícia deixou os brasileiros ainda mais felizes: a gratuidade do transporte público.
A saber, todas as capitais brasileiras terão algum transporte público no segundo turno das eleições. Aliás, a maioria das prefeituras irá reforçar a frota de transportes neste domingo. Contudo, há algumas peculiaridades em algumas capitais.
Por exemplo, em Rio Branco, capital do Acre, o passe livre está garantido apenas no retorno da votação, mas apenas para o cidadão que apresentar o comprovante de votação.
Já em Belém, na capital do Pará, a gratuidade no transporte público valerá das quatro horas da manhã até o final do dia. A propósito, a frota no domingo será a mesma dos dias úteis, ou seja, a população não deverá sofrer com menos veículos nas ruas.
Datafolha: 24% dos brasileiros afirma que FALTA comida em casa
Veja detalhes do transporte público em outros locais
No Recife, capital pernambucana, a tarifa livre nos ônibus se estenderá das 6 horas da manhã até as sete da noite. Contudo, os cidadãos só terão a passagem gratuita ao utilizar o cartão do transporte. Em síntese, o valor não será descontado. Já em relação ao metrô, não haverá entrada gratuita.
Em Goiânia (GO), a entrada nos ônibus ficará liberada das quatro horas da manhã até as onze da noite. Já em Brasília (DF), não haverá cobrança de tarifa em ônibus e metrô.
Em Vitória, no Espírito Santo, o transporte público gratuito seguirá das sete da manhã até as seis da tarde. Na capital capixaba, haverá mais de mil veículos operando neste domingo. Já em Belo Horizonte (MG), o metrô funcionará, assim como no Recife, mas haverá cobrança da passagem.
Por fim, em Curitiba, no Paraná, a entrada gratuita nos transportes se estenderá do primeiro ao último horário dos ônibus nas 254 linhas da cidade. No entanto, o funcionamento dos ônibus será com a tabela de domingo, ou seja, haverá menos veículos nas ruas, em comparação aos dias úteis.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os VLTs de João Pessoa, Maceió e Natal irão operar no domingo. A saber, a CBTU é uma empresa do governo federal.
Leia também: Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já emprestou R$ 4,2 BILHÕES