A plataforma de pagamentos Pix, uma das mais utilizadas pelos brasileiros, bateu um novo recorde na última sexta-feira (4). Nesta data, foram realizadas nada menos do que 58.531.277 operações em tempo real. Ainda mais, no mês de fevereiro, foram realizadas 1,1 bilhão de transações.
A saber, o maior número de operações foi registrado em dezembro do ano passado, com 1,4 bilhão. Em janeiro, foi registrada queda, com 1,3 bilhão de operações.
Chaves de movimentação
Os dados do Banco Central mais atualizados a respeito do Pix, referentes a fevereiro, indicavam 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil. Desse total, 153 milhões eram aleatórias, 100,9 milhões com CPF, 87,8 milhões com número de telefone celular e 59,9 milhões com e-mail.
Os mais de 400 milhões de chaves são relativas a 122 milhões de usuários no país, sendo 113,6 milhões de pessoas e 8,4 milhões de pessoas jurídicas, como empresas e associações civis.
O que é o Pix?
Essa é uma modalidade de transferência de recursos em tempo real, lançada em novembro de 2020, para realizar pagamentos, transferências e recebimento de dinheiro, que foi desenvolvido pelo Banco Central.
Vale ressaltar que você pode realizar as movimentações a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.
O Pix já é adotado pela maioria dos bancos digitais, bancos tradicionais e Fintechs, e veio para simplificar, pois com ele você pode gerar QR Codes ou utilizar a Chave Pix para pagar e receber, sem precisar digitar tantas informações como nos processos tradicionais.
Para quem não está familiarizado, a Chave Pix é aquela que vai identificar a sua conta na hora de utilizar o serviço, é o seu registro.
Dessa forma, no lugar de usar todas aquelas informações bancárias para receber as transferências ou pagamentos, é utilizada uma única informação, a chave, que funciona como uma espécie de apelido para a sua conta.
A saber, você pode criar uma chave com o número de CPF ou CNPJ, número de telefone celular, e-mail ou ainda pode optar por uma chave aleatória. Como regra, cada chave poderá ser vinculada à uma única conta.
Com informações da Agência Brasil
Veja ainda: Imposto de Renda: Começa HOJE prazo para entrega da declaração de 2022