A Azul reportou um crescimento expressivo de 62,6% no tráfego de passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês) em outubro deste ano, quando comparado ao mesmo mês de 2020. A saber, os dados fazem parte de um relatório divulgado na última segunda-feira (8) pela companhia aérea.
Em resumo, o tráfego doméstico registrou um crescimento de 66% na comparação anual. Enquanto isso, o tráfego internacional teve alta bem menos expressiva, de 20,4%.
Além disso, a oferta de assento por quilômetro oferecido (ASK, também na sigla em inglês) também disparou no período. Nesse caso, houve um aumento de 57% em relação a outubro do ano passado.
No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2019, o tráfego total caiu 10,8%. Ao comparar os dados com o período pré-pandemia, o tráfego doméstico apresenta um crescimento de 6,1%, mas o internacional está 76,3% menor. Aliás, muitas empresas vêm recorrendo aos dados de 2019, pois o mundo não enfrentava a pandemia da Covid-19 à época.
Por falar nisso, a crise sanitária afetou fortemente o transporte aéreo em todo o planeta. Governos incentivaram o distanciamento social, promoveram restrições de circulação de pessoas e fecharam fronteiras para conter a disseminação do novo coronavírus.
“Observamos uma forte demanda no mercado doméstico, à medida que as cidades continuam a reabrir e as empresas voltam ao trabalho presencial”, disse o diretor-presidente da aérea, John Rodgerson, em nota. Embora a vacinação contra a Covid-19 continue avançando, a retomada dos voos internacionais ainda se mostra bastante lenta.
Confira detalhes dos mercados doméstico e internacional da Azul
A Azul também revelou que a taxa de ocupação total cresceu 2,8 pontos percentuais (p.p.) em outubro, para 82,1%. Isso aconteceu devido ao aumento de 1,8 p.p. da taxa de ocupação no mercado doméstico, para 82,5%, e de 11 p.p. no mercado internacional, para 76,3%. Por outro lado, a taxa de ocupação total caiu 2,1 p.p. na comparação com o mesmo mês de 2019.
“Atualmente o Brasil tem 75% de sua população com pelo menos uma dose da vacinado COVID-19, acima dos EUA ou Europa, e esse avanço da vacinação está claramente impulsionando nossas vendas”, disse Rodgerson. “Nossa frota e malha exclusivas continuam nos permitindo capturar demanda em todo o país, levando a fortes resultados de tráfego”, acrescentou.
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