A Azul reportou uma alta de 19,5% no tráfego de passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês) em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2020. A saber, os dados fazem parte de um relatório divulgado nesta terça-feira (8) pela companhia aérea.
Ao considerar apenas os dados do tráfego doméstico, o crescimento do tráfego de passageiros foi de 11,6% em relação a janeiro de 2020. Já o fluxo internacional teve um avanço muito mais expressivo, de 133,3%. Seja como for, estes resultados impulsionaram o RPK no mês.
“Mais uma vez, vimos uma melhora na demanda em janeiro, mesmo com o impacto da variante Ômicron“, disse o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson.
A propósito, a Ômicron fez os casos por Covid-19 explodirem no planeta neste ano. No Brasil, a situação segue cada vez mais complicada. E tudo isso afeta diretamente o setor aéreo, que já sofreu fortes perdas em 2020 com as medidas restritivas e o fechamento das fronteiras de diversos países.
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Além disso, a Azul revelou que a oferta de assento por quilômetro oferecido (ASK, também na sigla em inglês) cresceu 12,3% em janeiro deste ano, na base anual.
“Com a melhora nos números da pandemia [de Covid-19], estamos animados para continuar servindo e conectando o Brasil com a nossa malha frota diversificada”, acrescentou Rodgerson. A saber, os casos vêm caindo nas últimas semanas na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, ainda estão em trajetória ascendente no Brasil.
A Azul ainda informou que a taxa de ocupação total cresceu 5,1 pontos percentuais (p.p.) na comparação com janeiro de 2020, para 83,8%. Isso aconteceu devido à alta de 5,1 p.p. da taxa de ocupação no mercado doméstico, para 84,4%, e de 10,1 p.p. no mercado internacional, para 79,8%.
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