Tem uma boa notícia para quem trabalhou de carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Se esse é o seu caso, você pode ter um dinheiro extra para sacar e não estava sabendo. Estes trabalhadores possuem direito as cotas do Pis/Pasep. A Caixa Econômica Federal anunciou que uma quantia de aproximadamente R$ 22 bilhões está aguardando o saque desses trabalhadores.
O saldo está disponível tanto para quem trabalhou em empresas privadas quanto para quem exerceu atividade na esfera pública. Seja ela municipal, estadual ou federal. Portanto, quem possui algum valor a ser resgatado tem até o dia 31 de maio de 2025 para retirar a quantia. Porém, caso isso não ocorra, o dinheiro será devolvido aos cofres da União de forma definitiva.
O que é PIS/Pasep?
O PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas que beneficiam o trabalhador. Através deles as empresas e órgãos públicos depositam todo mês contribuições que são revertidas em benefícios a trabalhadores dos setores privado e público. Como, por exemplo, o abono salarial e o seguro-desemprego.
Entre os anos 1971 e 1988, os empregadores realizavam esses depósitos em contas individuais no Fundo PIS/Pasep em nome de cada um dos seus profissionais contratados. Portanto, só tem dinheiro no Fundo quem trabalhou durante aquele período em empresas privadas ou como servidor público. Mas, claro, somente quem ainda não fez esse resgate.
Como sacar as cotas do PIS/Pasep?
Para resgatar os valores, os trabalhadores deve, apresentar um documento oficial com foto em qualquer uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Entretanto, para caso de herdeiros de trabalhadores falecidos, é necessário levar a certidão de óbito do titular, além do comprovante do vínculo de dependência. Mas é importante frisar que as cotas são diferentes do abono salarial, que é repassado todos os anos aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada nos 12 meses anteriores.
Para saber se há cotas disponíveis, basta o cidadão acessar o aplicativo Caixa Trabalhador e consultar o seu saldo.
O que é o aplicativo Caixa Trabalhador?
O aplicativo Caixa Trabalhador é uma plataforma criada pelo governo federal que visa auxiliar os funcionários a terem acesso à informações extremamente importantes. Portanto, o aplicativo viabiliza a consulta dos seguintes dados:
- PIS;
- FSTS;
- Seguro Desemprego;
- Calendário de Pagamentos;
- Liberação de parcelas;
- Pagamentos e extratos.
Além dos serviços mencionados, com a nova atualização, o aplicativo Caixa Trabalhador ampliou sua funcionalidade e passou a abranger também os beneficiários do INSS. Portanto, é possível acessar os status das parcelas devidas, bem como outros dados do interesse do beneficiário.
De modo geral, este dispositivo assegura ao beneficiário o direito sobre os seus dados, além de evitar que ele precise se deslocar até uma agência. O que configura-se como uma grande vantagem, tendo em vista que, antes do aplicativo, as pessoas costumavam dirigir-se até as agências e passar horas esperando nas filas para ser atendido.