Acabou a greve dos profissionais que trabalham no Samu na cidade de Joinville, em Santa Catarina. De acordo com as informações oficiais, esses empregados voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (6), mas ainda não descartam uma nova paralisação.
Esses profissionais entraram em greve no último dia 21 de dezembro. Eles pediam uma série de reivindicações. Entre elas estava portanto o pagamento do 13º salário. Quem administra o Samu na cidade é uma empresa independente.
Seja como for, o Governo do Estado entrou no meio da confusão. Isso porque os trabalhadores pediam também uma série de melhorias no trabalho. Depois de semanas de greve, a empresa que administra o Samu da região pagou o 13º.
Quem disse isso foi o Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região. De acordo com o sindicato, todos os empregados receberam o 13º até o último dia 31 de dezembro.
Além disso, o sindicato disse que o Governo do estado prometeu uma reunião com a categoria para este mês de janeiro. Assim, eles decidiram voltar ao trabalho. Seja como for, não descartam um retorno para a greve se o Governo não cumprir os acordos.
Greve no Samu
Vale lembrar que as empresas possuem um prazo para pagar o 13º salário. Isso vale para todos os casos. Há um prazo para pagar a primeira parcela e um prazo para pagar a segunda parcela. Esses dois prazos já passaram.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, não cumpriu esses prazos. Por lá, os servidores públicos ainda esperam por uma definição do novo governo de Eduardo Paes. Até aqui, a Prefeitura não sabe de onde vai tirar esse dinheiro.