Trabalhadores de 8 cidades de SC atingidas por desastres poderão sacar o FGTS. Confira aqui tudo sobre o assunto!
Apesar dos desastres naturais que atingiram oito cidades do estado de Santa Catarina, moradores da região receberam uma notícia que pode ajudar muitas famílias que estão passando por dificuldades.
O Governo liberou para esses locais, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou seja, o valor do FGTS.
Aqueles que têm direito ao recebimento, podem solicitar o valor até o final deste ano de 2022.
Se o solicitante tiver algum valor para saque, essa quantia pode chegar ao máximo de R$ 6.220,00, pois se refere a cada evento relacionado ao desastre.
Mas é preciso estar atento ao prazo entre um saque e outro. Pois não pode ser feito um saque e, em seguida, um novo dentro de um período de até 12 meses.
Desse modo, se você fez um saque no mês de agosto de 2022, você deve aguardar doze meses para solicitar um novo, por exemplo.
Conheça quais as cidades que fazem parte do Saque Calamidade
A modalidade conhecida como Saque Calamidade, é um tipo de serviço no qual os trabalhadores que moram em uma região que foi atingida por algum desastre de ordem natural, podem sacar o FGTS antecipado.
Isto porque o objetivo é auxiliar esse público que acabou passando por uma situação inesperada, para que eles possam se recuperar um pouco das perdas que acabaram enfrentando.
Além disso, outra informação importante sobre o Saque Calamidade, é que ele só é liberado em algumas situações específicas. Ou seja, em caso de enchentes, granizos, alagamentos, enxurradas, vendavais e, inclusive, em casos de tornados.
No caso das cidades de Santa Catarina, ocorreu um período de chuvas muito intensas. Por isso, aconteceu a queda de granizo, atingindo muitas casas e deixando famílias em situações complicadas.
Percebendo a situação desse público, o Governo liberou para as pessoas dessas cidades, o saque do FGTS.
As cidades que podem fazer o saque são as seguintes:
- Balneário Piçarras
- Cordilheira Alta
- Criciúma
- Forquilhinha
- Joinville
- Penha
- Porto Belo
- São José do Cerrito
As cidades irão poder sacar o dinheiro em dias distintos. Veja quais são as datas respectivas abaixo:
- 19/12
- 16/11
- 21/12
- 21/12
- 11/12
- 26/12
- 21/12
- 21/11
Confira a data da sua cidade, caso precise efetuar o saque do valor.
Veja como sacar o FGTS
A solicitação é algo bastante simples de fazer. Você não precisa sair da sua casa e enfrentar filas para solicitar. Na verdade, tudo pode ser resolvido apenas pelo seu celular.
Para isso, será necessário que você baixe o aplicativo do FGTS. Aliás, vale frisar que esse aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOs, e não há nenhum custo para o download.
Assim que você terminar o download, deverá acessar sua conta no FGTS, ou efetuar o cadastro no aplicativo.
Insira as informações necessárias para o acesso, e clique na opção “Meus saques”. Depois, você precisa selecionar “Outras situações de saques” e, por fim, “Calamidade pública”.
Será preciso escolher a sua cidade, e encaminhar fotos de alguns documentos, sendo eles o RG e o seu comprovante de residência recente.
Contudo, se o comprovante de residência estiver em nome do seu companheiro (a), será necessário o envio da certidão de casamento também.
Então, concluindo os passos acima, você precisa escolher o banco em que deseja sacar o FGTS e, consequentemente, aguardar a aprovação desta solicitação.
Aliás, vale mencionar que o crédito passará por análise, se é realmente devido. O envio do valor pode levar até cinco dias úteis.
Ademais, se preferir, você pode ir até a agência da Caixa mais próxima de você e fazer o pedido do saque calamidade de forma presencial. Mas você não pode se esquecer de levar sua documentação abaixo:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de trabalho.
Com esses documentos em mãos, você pode seguir para uma agência bancária, e fazer o seu pedido.
Se precisar de outras informações, ou se ainda tem dúvidas sobre o saque, você pode falar na agência da Caixa, acessar o site do banco ou até mesmo ligar gratuitamente no número 0800 726 0207.