A dúvida da permissão de receber férias em dinheiro é muito comum entre os trabalhadores, ainda mais quando a crise está muito forte e todos estão precisando de um valor a mais. Geralmente, esse processo segue as regras legislativas do Ministério do Trabalho e a concessão não é integral. Para saber mais confira esta matéria aqui no Brasil 123.
Via de regra, antes do pedido, é interessante mesmo entender como funciona e como é feito cálculo do pagamento. Já que o profissional irá exercer as suas funções por um tempo a mais do que preconizado pela sua carteira ou contrato.
Confira se é possível receber férias em dinheiro
Segundo o Artigo 143, presente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes”. Sendo assim, a venda se mostra real, mesmo que de modo parcial e limitado.
Então, como o mais comum é a disponibilização de 30 dias de afastamento das atividades, apenas 10 dias podem ser contados para o trabalhador receber as férias em dinheiro.
Confira como funciona o processo
Na verdade, é tudo muito simples, pois não existem muitas burocracias para que se conceder o direito pelo empregador. O mais importante é conferir a emissão de um documento que comprove a conversão dos dias no recebimento em espécie. Como dito, o terço é literalmente vendido e deverá ser pago como dias trabalhados.
Desse modo, a lei também assegura que, nesse caso, o trabalhador possa receber as férias em dinheiro até 2 dias antes do início do recesso, juntamente com o seu salário mensal.
E como é feito o cálculo?
Aqui temos outro ponto que é de fácil compreensão. Assim, para realizar o cálculo, apenas é preciso levar em consideração os seguintes elementos: o pagamento regular anterior ao período, o terço de adicional e os dias a mais de trabalho. Com isso, é necessário apenas contar o valor total assinado na carteira e somá-lo à quantia equivalente a 1/3 desse montante.
Por exemplo, se uma pessoa ganha 1200 reais e vende 10 dias das férias, ela deverá adquirir 1600, pois irá acrescer 400 reais ao salário.
Existe vantagem em receber férias em dinheiro?
Na maioria dos casos, o colaborador opta pelo direito para quitar dívidas e regularizar as finanças. Porém, podem existir outros objetivos como: realizar uma viagem, efetuar uma compra, lidar com imprevistos ou simplesmente obter uma reserva. Independentemente da razão, essa possibilidade ajuda o trabalhador na sua vida diária e impacta positivamente o seu ano.
No entanto, é importante que o RH tenha consciência da saúde do profissional e não o sobrecarregue com esse tempo a mais de serviço. Pois o cansaço pode resultar em um esgotamento físico e mental. O que prejudica a integridade do indivíduo e a harmonia existente no ambiente laboral.
Se você está prestes a tirar suas primeiras férias pela CLT, e tinha alguma dúvida de como funciona, com certeza agora tem todas as dicas necessárias.