Segundo dados da Great Place to Work (empresa de consultoria global), divulgados no portal de notícias O Tempo, cerca de 25% da população brasileira tem 50 anos de idade ou mais. Destes, não chega a 5% os trabalhadores empregados com essa faixa etária.
É comum no Brasil trabalhadores com mais de 50 anos procurarem por empregos. O motivo é que eles têm as mesmas necessidades financeiras que os trabalhadores mais jovens.
Essa classe de trabalhadores possuem vontade, conhecimentos e experiências a compartilhar, o que agrega à empresa e aos colegas de trabalho. Porém, muitas empresas criam barreiras para a contratação, segundo informado no portal de conteúdo VAGAS.
O mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos
Conforme um estudo divulgado pela consultoria de recrutamento Robert Half, 69% das empresas não contrataram trabalhadores com 50 anos ou mais, em 2019.
Os principais motivos pela não contratação foram:
- Salário alto: 31%;
- Pouca flexibilidade: 18%;
- Desatualização: 12%;
- Risco de ampliar conflitos entre gerações: 7%.
Embora os índices pesam, os trabalhadores mais velhos podem praticar algumas dicas para concorrer com os mais jovens no mercado de trabalho.
5 dicas para o trabalhador com mais de 50 anos
Veja as cinco dicas e estratégias, publicada pela Forbes, para quem tem 50 anos ou mais conquistar uma vaga no mercado de trabalho:
Use sua rede
Em todos os casos, o networking (rede) é a melhor forma de encontrar um novo emprego.
O trabalhador deve entrar em contato, aparecer, participar de eventos, mostrar à sua rede que está em busca de uma oportunidade de emprego. Deixa claro o tipo de trabalho que está procurando. Não deve ter medo de pedir para ser apresentado para alguma empresa ou pessoa responsável por ela. É importante, também, que o trabalhador seja grato a sua rede de contatos e não esqueça de atualizar o currículo: Dê uma repaginada, revise de forma correta, pois é um documento de apresentação pessoal.
Elimine informações que revelem de cara sua idade
Revelar datas importantes como formação na faculdade, quanto tempo ocupou determinada função numa empresa, são dados que revelam sua idade. Essas informações podem ficar fora do seu currículo.
Faça uso de linguagem direta, deixando suposições de fora. Foque nas métricas, contextualizando suas conquistas, descrevendo os valores agregados por elas.
Evite armadilhas de softwares de triagem de candidatos
É ilegal discriminar candidatos pela idade. Contudo, há alguns softwares de triagem de candidatos que são programados para descartarem os candidatos com competências específicas ou que tenham muito tempo de trabalho.
Para evitar que seja excluído da lista de candidatos, evite usar linguagens diretamente ligadas à idade. Por exemplo, utilize “mais de 10 anos” invés de “18 anos”, quando se refere à experiência.
Demonstre fluência em tecnologia
Ter conhecimento do uso de tecnologias é favorável para conquistar uma vaga de emprego. Para trabalhadores com mais de 50 anos a importância é ainda maior. Faça um curso de informática básica, demonstre os entendimentos básicos de computadores e suas aplicações gerais.
Atualize o look
Evite usar vestimentas que aparentam mais velho como suéter e suspensório. Atualize o penteado, adicione ao seu guarda-roupa novas peças. Mostre ao empregador uma aparência firme e um potencial de quem não está no passado.
Veja também: INSS: Ficar sem contribuir por um tempo perco meus direitos?