Nos dias de verão normalmente, temos o hábito de tomar vários banhos durante o dia, para tirar suor, sendo também considerado, uma forma de higiene pessoal. Mas, tomar vários banhos ao dia prejudica a saúde? Esta é a resposta que pretendemos apresentar com esse artigo.
De onde vem o hábito de tomar banho todos os dias?
Sabemos por muitos relatos da história Antiga e Medieval, que as pessoas não tinham o hábito de tomar banho todos os dias. Exemplo disso, é que as noivas se casavam normalmente no mês de maio. Você sabe por quê?
Porque o banho era tomado no início do inverno, e normalmente, no mês de maio, as mulheres se casavam, pois ainda não exalava cheiro do corpo. Mas, para não arriscar, de afugentar o amado, carregavam um ramalhete de rosas, ou de flores silvestres, para afugentar o cheiro.
Com o passar dos anos, e o investimento em banheiros, as pessoas tomaram banhos mais seguidos. Tanto que, atualmente, o banho diário, se tornou um hábito de higiene.
Inclusive há pessoas, que tomam vários banhos durante o dia.
Tomar vários banhos ao dia prejudica a pele?
Estudos indicam que ao tomar vários banhos ao dia, retiramos da pele a camada protetora, que pode levar há várias infecções. Além disso, se exceder na quantidade de banhos diários, faz com que a pele fique desidratada, e desta forma, se apresente seca e com rachaduras. Neste caso, há uma grande possibilidade de que entrem germes, causadores de doenças.
Na camada da pele existem óleos naturais, que apresentam bactérias, vírus e outros microrganismos saudáveis, que ajudam o nosso corpo, a fortalecer o sistema imunológico.
O que dizem os pesquisadores a respeito do assunto?
Estudos realizados por pesquisadores americanos, descobriram que em algumas aldeias da Amazônia, a pele dessas pessoas possuía uma maior diversidade de bactérias, e funções genéticas. E a maior descoberta foi que eles não tomavam banho todos os dias.
Em contrapartida, os povos ocidentais consideram limpos em excesso, o que pode afetar a sua quantidade de bactérias e micróbios. E, em consequência, reduzir o seu estado de saúde.
Assim, pesquisadores americanos recomendam que banhos diários não são necessários: se forem tomados entre 1 e 2 vezes na semana, não afetam essa camada protetora da pele.
Outra pesquisa realizada no Reino Unido, aponta que não é necessário ser tão radical quanto os americanos, mas, recomendam, que o banho higiênico seja tomado somente uma vez por dia.
A justificativa para essa recomendação, é que as pessoas, no seu local de trabalho, entram em contato com milhões de bactérias que podem causar gripes e resfriados. Entre os locais mais fáceis de encontrar essas bactérias tem-se: vaso sanitário, telefones, teclados de computador, e o mouse.
Além disso, informam que as bactérias presentes nesses materiais podem sobreviver por até 24 horas.
Assim, para manter-se livre dessas bactérias nocivas, é preciso higienizar esses locais diariamente com álcool, e ao chegar em casa, tomar um banho diário.
Portanto, não é recomendado, tomar vários banhos ao dia, pois além de prejudicar a pele, ainda pode contribuir para adquirir doenças.