Os suplementos alimentares são muito utilizados, e principalmente recomendados nas academias para fabricar um corpo perfeito. Mas, será que tomar suplementos por conta própria faz mal? Esta é a pergunta que pretendemos responder aqui no Brasil 123.
Falamos em academias, mas sempre tem uma amiga que está recomendando um tipo de vitamina ou suplemento afirmando ser bom para combater doenças e principalmente perder peso com mais facilidade. Apesar disso, a amiga ou na academia, não falam sobre as reações adversas que podem ocorrer a partir do consumo de vitaminas e suplementos.
O que são suplementos?
Os suplementos são remédios que oferecem doses de vitaminas, minerais e outros elementos que prometem complementar a alimentação, que pode ser deficitária. Veja bem a palavra: deficitária. Ou seja, se você tiver uma alimentação equilibrada, principalmente em proteínas e aminoácidos, você não precisa consumir suplementos.
Existem também os suplementos produzidos à base de ervas como Aloe vera, chá verde e confrey, que são vendidos em farmácias de manipulação, e não tem nenhuma comprovação científica.
A regulamentação dos suplementos é diferente dos demais remédios, pois preveem a não necessidade de submeter a estudos da fase 3, justamente aquela que atesta a segurança e a eficácia dos medicamentos.
Quem pode legalmente receitar suplementos?
Os suplementos somente podem ser recomendados por nutricionistas e são indicados para pessoas com deficiência em algum nutriente ou para atletas de alto rendimento.
Então, nenhum educador físico pode estar prescrevendo suplementação, como ocorre muito nas academias. Entre as suplementações mais indicadas por pessoas não habilitadas para receitar, estão, por exemplo, os suplementos e as mega vitaminas.
Quais são as reações adversas dos suplementos?
Como ninguém fala para o cliente que o produto pode ter reações adversas, cabe aqui, então, esclarecer o que já se tem escrito em termos científicos sobre as reações adversas de alguns suplementos:
- Os que são feitos à base de aloe vera e picão-preto, podem provocar hepatite
- O excesso de vitaminas pode causar intoxicação
- A suplementação de cálcio tomada na hora errada pode diminuir a absorção do ferro, podendo evoluir para uma anemia
Dessa forma, os suplementos ingeridos sem recomendação médica, podem causar doenças na pele, deficiência nos dentes e nos ossos, e inclusive, intoxicação.
Podem causar também dor de cabeça, fadiga muscular e tontura.
Além disso, jamais deve-se indicar para crianças e adolescentes, pois pode alterar o seu desenvolvimento.
Alguns suplementos podem causar problemas sérios no fígado, apresentando como sintomas:
- Náusea e vômito
- Urina escura
- Mudança de cor nas fezes
- Fadiga
- Coceira na pele.
Uma última dica, se você for tomar suplementos, mesmo depois de todas essas informações, cuide com a procedência dos suplementos. Eles estão disponíveis para compra em qualquer lugar, e são fáceis de encontrar, por isso, muitos produtos falsos são postos junto com os de boa procedência e prometem fazer o mesmo efeito, com um menor custo.
A recomendação é nunca consumir suplementos por conta própria. Sempre consulte um médico ou nutricionista para fazer os exames necessários para observar se há falta de nutrientes em seu corpo, e só suplementar se houver necessidade.