Hoje, é muito comum que as pessoas recorram aos analgésicos quando estão sentindo algum tipo de dor. Afinal, esses medicamentos são, muitas vezes, vendidos sem prescrição médica e possuem fácil acesso. Mas tomar muito analgésico faz mal? Veja cuidados.
Ainda que os perigos da automedicação sejam difundidos por muitos profissionais, as pessoas insistem em tomar medicamentos por conta própria. Principalmente quando o problema é uma dor de cabeça comum, gripe, dor de garganta ou qualquer outro tipo de dor que ocorra frequentemente. No entanto, tomar medicamentos em excesso não faz bem para a saúde, e o que parece ser bom inicialmente, pode provocar problemas no futuro.
Tomar muito analgésico faz mal?
Utilizar remédios para dor de cabeça constantemente, por exemplo, pode provocar uma espécie de efeito rebote. Ou seja, o organismo se acostuma com as substâncias daquele fármaco e ele não promove mais os efeitos desejados, além e poder provocar desconfortos. Veja abaixo as consequências de tomar muito analgésico:
Intensificação da dor
Consumir analgésicos em excesso como, por exemplo, quinze doses mensais é considerado um abuso. Em casos de dores de cabeça esse consumo excessivo pode levar à cefaleia crônica. Para reverter essa situação é necessário suspender o uso do analgésico e recorrer ao médico para que ele prescreva medicamentos profiláticos.
Perda do efeito dos medicamentos
Muitas pessoas andam sempre com os analgésicos presentes na bolsa, inclusive, algumas pessoas parecem carregar uma farmácia consigo, pois possuem remédios para diversos tipos de problema. Assim, quando a dor começa a aparecer, elas já recorrem ao medicamento. No entanto, ainda que um médico receite o uso daquele remédio, isso não significa que ele deve ser utilizado de forma indiscriminada.
Tomar medicamentos por contra própria é totalmente inviável. Somente um médico sabe indicar a dosagem correta e o tempo necessário entre uma dose e outra. Quando se ingere o medicamento por muito tempo, o organismo cria resistência a ele, fazendo com que não surta mais efeito. Então, a pessoa pode querer consumir maiores doses do mesmo, o que é muito grave, pois pode provocar intoxicação.
Intoxicação
Intoxicar-se devido a utilização de medicamentos por conta própria ocorre mais frequentemente do que você imagina. Se com a prescrição médica o medicamento pode provocar efeitos colaterais, imagina quando é utilizado por conta própria?
Cada fármaco possui uma dosagem correta, um tempo estipulado entre uma dosagem e outra e a quantidade máxima de dias que deve ser ministrado. Então, consumi-los por conta própria pode intoxicar o organismo.
Problemas renais e hepáticos
Além de todos esses problemas citados acima, o consumo de analgésicos em excesso pode prejudicar o estômago, o fígado e os rins. Inclusive, as irritações estomacais, em casos mais graves, contribuem para o desenvolvimento de úlceras. Como os fármacos são metabolizados pelo fígado e eliminados por meio do sistema renal, o fígado pode ser intoxicado e os rins podem adquirir insuficiência.
Portanto, ingerir medicamentos em excesso é extremamente prejudicial para o organismo. A automedicação é perigosa e não deve ser feita, consulte sempre um médico.