Não se pode dizer que tomar limão em jejum ajuda a queimar gordura, já que a crença de que isso pode acontecer é baseada em uma fibra presente na casca, chamada de pectina. Essa substância é responsável por aumentar a sensação de saciedade e isso, por sua vez, reduziria o consumo de alimentos em uma refeição promovendo o emagrecimento.
No entanto, a maioria das pessoas consomem o suco da polpa do limão, não é mesmo? Por causa disso, a diferença entre tomar suco de limão ou qualquer outra bebida seria praticamente nenhuma. No entanto, quando se alia esse hábito às atividades físicas e dietas mais saudáveis, os resultados são promissores. Confira:
Benefícios de tomar limão em jejum
Mesmo que muitos apontem que tomar limão em jejum ajuda a queimar gordura, saiba que essa bebida não faz nenhum milagre. Afinal, uma mudança de hábitos considerando desde uma alimentação mais saudável até a realização de atividades físicas é mais importante do que o consumo dessa bebida ácida.
Apesar de ser um mito que ajuda a emagrecer diretamente, o ato de tomar limão em jejum ajuda o organismo em diversas situações. Confira:
Beneficia o funcionamento do organismo
Uma das vantagens de tomar limão em jejum é que essa fruta é rica em vitamina C, uma substância essencial para o nosso sistema imunológico. Ademais, o teor ácido dessa bebida aumenta a secreção dos ácidos presentes em nosso estômago que são responsáveis pela nossa digestão.
Desse modo, todo o organismo beneficia-se indiretamente quando os alimentos passam pelo processo natural de digestão sem causar quaisquer incômodos. Além disso, como se trata de uma bebida alcalina, o suco de limão ainda auxilia no impedimento do avanço de infecções no interior do organismo.
Efeito potencializado do jejum
Durante a noite, nosso organismo produz resíduos que podem ser eliminados facilmente durante o dia depois de tomar limão em jejum. Afinal, como nosso corpo ainda não está processando qualquer alimento depois que acordamos, as propriedades dessa fruta facilita a digestão daquilo que ingerimos durante o café da manhã.
No entanto, esse efeito pode apresentar um efeito contrário em pessoas que não estão acostumadas com dietas saudáveis. Por exemplo, uma pessoa que consome pão com pasta de amendoim logo cedo pode acabar tendo uma má digestão causada por tomar limão em jejum antes do café da manhã.
Sintomas como náuseas, vômitos e dor de cabeça podem acontecer com aqueles que começaram esse novo hábito de tomar limão em jejum. Então, se é o seu caso, saiba que precisa esperar alguns dias para se adaptar completamente ao costume.
Sendo assim, mesmo que não seja uma bebida milagrosa, como muitos indicam, os benefícios de tomar limão em jejum são vários. No entanto, qualquer resultado mais promissor depende de uma dieta saudável e uma prática de exercícios físicos e, quando perguntarem se tomar limão em jejum ajuda a queimar gordura, agora você poderá dizer que somente com muito treino e dedicação se obtém esse resultado.