Não há nada melhor do que chegar em casa após um longo e cansativo dia de trabalho e encontrar um chuveiro quentinho te esperando para um banho, não é mesmo? Em dias frios, o banho quente se torna, inclusive, uma grande alternativa para deixar o corpo mais quentinho. Mas em dias quentes, não há porquê tomar banho em água quente todos os dias. Afinal, você sabia que tomar banho quente faz mal? Descubra 4 motivos para desligar a temperatura do chuveiro ainda hoje.
Há quem goste de tomar banho quente e há as pessoas que preferem banhos um pouco mais frios, mas a verdade é que cada um dos dois possui o seu lugar. Na época do outono ou do inverno, o banho frio pode se tornar inviável, mas em períodos mais quentes do ano, ele é uma excelente alternativa e você irá entender o porquê.
Ainda que o banho quente revigore a força de muitas pessoas, ele não é uma boa alternativa para a saúde, e aqui você irá entender tudo o que o banho quente pode causar, continue lendo e entenda.
Tomar banho quente faz mal?
Durante o banho, todo o corpo é atingido pela água, não é mesmo? Além disso, nos dias em que você lava o cabelo, ele também é atingido pela temperatura da água que você colocar. Sendo assim, o banho quente pode atingir tanto a pele, quanto o cabelo e provocar uma série de reações que podem não ser agradáveis. Então, os problemas que têm surgido em sua pele podem ocorrer devido à temperatura do seu banho, logo, é necessário ficar atento.
Pele mais áspera
Quando a pele fica constantemente em contato com uma água mais quente, ela perde sua camada denominada manto-lipídica. Esta é responsável por fazer com que ela tenha uma textura mais macia e suave.
Sendo assim, o corpo acaba ficando com uma superfície mais ressecada, adquirindo um aspecto grosso e áspero. Por isso, se você tem notado que a sua pele não está mais tão macia e hidratada, comece a tomar banhos quentes com uma frequência menor e veja o resultado. Afinal, banho quente faz mal!
Oleosidade
Quando a água está om a temperatura muito elevada, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir uma grande quantidade de seco e secreção. Principalmente na região das costas, couro cabeludo e fave, pois são regiões em que essas glândulas estão mais presentes. Isso faz com que a oleosidade fique maior e deixa o rosto e o cabelo com um aspecto oleoso e sujo.
Acne
A secreção que as glândulas sebáceas são induzidas a produzir mediante às altas temperaturas faz com que os poros fiquem entupidos, o que torna a respiração da pele mais difícil. A consequência disso é o surgimento de espinhas, levando a um quadro de acne, especialmente na área do tronco e rosto.
Cabelo ressecado
Outro problema causado pelo contato do cabelo com a água em temperaturas elevadas é a destruição da rede de queratina presente nos fios. Ela é responsável por deixar o cabelo mais forte, resistente e com maior elasticidade. Mas o calor excessivo a destrói, deixando os fios sem brilho, opacos e ressecados.
Então, você entendeu que banho quente faz mal, não é mesmo? Portanto, desligue essa temperatura e veja como vai melhorar sua vida a partir de hoje.