O ex-presidente da Universal Pictures e do American Film Institute (AFI),Tom Pollock, morreu aos 77 anos de idade. Ele faleceu no último sábado (01/08) de causas naturais, no Hospital Cedars-Sinai, situado em Los Angeles.
Pollock nasceu em Los Angeles, formou-se em direito pela Columbia University e iniciou sua carreira no ramo de entretenimento, trabalhando para George Stevens, diretor fundador da AFI, em 1968. Ele se tornou gerente de negócios da nova escola de cinema da AFI, o Centro de Estudos Avançados de Cinema.
Em 1970, ele fundou o escritório de advocacia de entretenimento Pollock, Rigrod e Bloom, onde George Lucas, criador de “Guerra nas Estrelas”, estava entre seus primeiros clientes. Pollock ganhou reconhecimento na área negociando o acordo que garantiu a Lucas os direitos de merchandising de “Guerra nas Estrelas”. Ele também esteve envolvido nas negociações das franquias “Indiana Jones” e “Superman” para a empresa.
Em 1986, Pollock deixou sua empresa e tornou-se vice-presidente executivo da MCA Inc. e presidente do Grupo de Filmes Motion, Universal Pictures. Ele supervisionou “Jurassic Park”, a trilogia “De volta ao futuro”, “Apollo 13”, “Babe” e muitos outros sucessos. Pollock renunciou ao cargo em 1996, e lecionou no programa de estudos de cinema da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara. Ainda em 1996, ele se tornou presidente do conselho da AFI.
Em 1998, Pollock se uniu a Ivan Reitman para formar a The Montecito Picture Company. A empresa produziu muitos sucessos, como Road Trip (2000), Old School (2003), Disturbia (2007), Up in the Air (2009), Chloe (2010), No Strings Attached (2011) and Hitchcock (2012).
Ele deixou três filhos: Alexandra Pollock Gagerman, Allegra Pollock Brandano e Luke Pollock; além de quatro netos: Haley, Benjamin, Owen e Amelia.
Com informações da Revista Variety e do Alchetron