A triagem do Bolsa Família, que deveria entrar em vigor no início deste mês, já está em funcionamento desde o fim do mês de janeiro. Os grupos familiares que não seguirem as exigências do programa assistencial sairão do programa em decorrência do procedimento. Por isso que hoje, nós vamos informar se todas as famílias unipessoais serão eliminadas do Bolsa Família.
Qual a intenção da realização da triagem no benefício Bolsa Família?
Apesar dos resultados chocantes da primeira análise do Bolsa Família, espalharam-se boatos de que o procedimento se concentraria na eliminação de famílias monoparentais. No entanto, a medida não atinge um grupo específico de segurados no âmbito da abrangência do programa.
Qualquer grupo familiar que não cumpra os requisitos de elegibilidade ao Bolsa Família pode ser penalizado pela exclusão do programa, independentemente de pertencer a uma família nuclear ou não. A imprecisão teve início juntamente com a fraude da previdência social.
O atual Auxílio Brasil foi instituído durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e é pago apenas a um integrante da família, titular responsável pela inscrição no Sistema do CadÚnico (Cadastro Único).
Sem levar em conta a situação de vida da família, essa regra restringe o programa a apenas um indivíduo. Com a esperança de se qualificar para o programa Bolsa Família, inúmeras pessoas inventaram cadastros desleais no CadÚnico, listando-se como membros de grupos familiares unipessoais.
O aumento de famílias monoparentais no ano passado foi meteórico. No entanto, muitas dessas famílias apresentaram sinais de fraude e podem perder o Bolsa Família.
Por outro lado, o governo federal está planejando expandir o Bolsa Família para incluir milhões de grupos familiares sejam unipessoais ou não, que atualmente não estão cadastrados, apesar de atenderem a todos os requisitos do programa.
Como evitar perder dinheiro com o pente-fino do Bolsa Família?
Ninguém sabe ao certo quais exigências feitas na atualização do programa, mas tem-se conhecimento de que a verificação terá como foco principal as informações do registrador. Se sua família deseja ingressar no CadÚnico, você precisa comprovar que ganha no mínimo R$651,00 mensais per capita ou R$3.906,00 mensais no total, o que equivale a 3 salários mínimos no Brasil.
Caso sua família preencha os requisitos, basta entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município. Mas vale a pena notar que não é incomum que as cidades tenham vários locais para melhor atender às necessidades dos residentes em diferentes partes da cidade.
Busca Ativa do programa Bolsa Família
A busca no Bolsa Família é um esforço conjunto entre os Ministérios do Planejamento e Desenvolvimento. A ação vai disponibilizar serviços sociais em todo o Brasil para localizar grupos familiares em situação de vulnerabilidade que ainda não constam no Cadastro Único.
Por fim, o alvo da busca ativa no Bolsa Família é levantar informações sobre esses grupos familiares, cadastrá-los e torná-los elegíveis. Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento, afirmou, portanto, que será necessário apoio municipal e redistribuição de recursos para a realização desse processo.
Nossa corta das pessoas que mas precisa acho todos deveria receber sou surda acho que não podia corta meu