Muitas pessoas se perguntam se é necessário pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, o IPVA de veículo roubado. Principalmente, porque ninguém quer enfrentar problemas com impostos. Afinal de contas, você não quer pagar por algo que foi roubado de você, não é mesmo?
Diante disso, além do desgaste e extravio por furto de bens bons, ainda restam dúvidas e incertezas que agravariam a situação. Para esclarecer melhor , hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre esse tema para que você entenda quais são suas responsabilidades e direitos.
Portanto, se você passa por esse problema ou conhece alguém que passa, saberá o que fazer. Certifique-se de ler até o final para obter todas as informações.
O que é IPVA?
Em primeiro lugar, é importante entender do que se trata o IPVA. Em suma, ele é um imposto cobrado anualmente dos proprietários de veículos e é uma das principais fontes de receita dos estados brasileiros. Nesse sentido, os valores arrecadados são utilizados para financiar áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.
Por isso, controlam os motoristas, pois o não pagamento desse imposto pode causar prejuízos consideráveis aos cofres públicos. Da mesma maneira, a falta de recursos gerados pelo IPVA também é muito prejudicial para a empresa, que deixa de receber diversos serviços.
Especificamente, a cobrança do imposto depende do valor do veículo, que é determinado por uma tabela organizada pelas empresas transportadoras, a tabela FIPE. Se o imposto não for pago, ele é acrescido de multa e juros. Portanto, todos os motoristas precisam ficar atentos, pois ainda podem ter seu veículo apreendido.
É necessário pagar IPVA de veículo roubado?
Antes de mais nada, uma resposta curta para esta pergunta é não. Resumindo, se o veículo for roubado ou furtado, o proprietário não é obrigado a pagar o IPVA do ano corrente, pois o carro não está na posse.
Todavia, é importante ressaltar que o proprietário deve comunicar o furto ou furto à polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO) para que fique registrado no cadastro do veículo. Dessa forma, com esse cadastro, o proprietário fica isento da taxa de IPVA.
Portanto, se você se deparar com um roubo de veículo, a primeira coisa a fazer é ir à delegacia mais próxima. Você deve então relatar os detalhes do roubo no local para que a polícia possa tomar as medidas cabíveis.
Outro detalhe muito importante é guardar uma cópia do Documento de Registro de Ocorrência, pois será necessário, entre outras coisas, caso seja cobrado IPVA.
O que fazer se o IPVA já foi pago de um veículo que acabou sendo roubado?
Anteriormente, foi mencionado que o condutor de veículos roubados não tem de pagar imposto. Mas e se ele já foi pago a história é diferente. Nessa situação, se o proprietário já pagou o IPVA referente ao ano em que ocorreu o furto ou furto, é possível solicitar a restituição do valor pago.
Diante disso, é necessário que o proprietário apresente o BO registrado e uma cópia do documento de pagamento do imposto. Especificamente, o procedimento pode variar de estado para estado. No entanto, geralmente é feito mediante solicitação de reembolso ao Ministério das Finanças ou à autoridade responsável pelo imposto.
Além disso, é importante ficar atento aos prazos para solicitar a restituição, que costumam ser de até cinco anos após o pagamento. Portanto, caso o proprietário não solicite a restituição, o valor pago será repassado ao erário público sem possibilidade de restituição.
Conclusão do tópico
Diante de tudo que foi dito, ficou claro que não é necessário pagar IPVA por veículo furtado, mas é importante comunicar a ocorrência para que fique registrado no cadastro do imóvel. Somente assim é possível evitar taxas e inconvenientes desnecessários.
Do mesmo modo, se você já pagou o IPVA do ano em que seu carro foi roubado, pode solicitar a restituição. Para tal, deverá apresentar o BO que registou e uma cópia do comprovativo de pagamento.
Acima de tudo, agora que você sabe que não precisa pagar IPVA em veículo roubado, coloque essas dicas em prática. No entanto, se passar por esta situação, registe o BO de imediato para não pagar de forma ilegal.