Você sabe o que são títulos de renda fixa? Muita gente não sabe ao certo como eles funcionam e pode até mesmo perder boas oportunidades de ganhar dinheiro por falta de informação. E para te ajudar com isso, hoje trouxemos, aqui no Brasil 123, tudo o que você precisa saber sobre os títulos de renda fixa.
Ficou interessado? É só ler até o final para conferir!
Por que investir em títulos de renda fixa?
Os títulos de renda fixa são ótimas opções de investimento, por uma série de razões:
- Eles têm um rendimento bem maior que o da poupança, que ainda é a forma mais popular de investimento entre os brasileiros;
- O risco é bem menor que o da maioria das modalidades de investimento, o que os torna ideais para investidores iniciantes;
- A maioria das instituições oferece essa modalidade e é muito fácil investir;
- A previsibilidade do lucro e a desburocratização da adesão também são pontos muito favoráveis.
Agora que já vimos como pode ser vantajoso investir nesses títulos, vamos falar sobre quais os principais deles?
Quais os principais tipos de títulos de renda fixa?
Como vimos, são muitas as vantagens de se investir em títulos de renda fixa. Além disso, existem vários tipos deles para você analisar e decidir qual combina mais com o seu perfil de investidor.
Dentre os principais tipos de títulos de renda fixa, podemos citar:
CDB
No CDB, o investidor, que pode ser qualquer pessoa física, como eu e você, adquire um título de um banco, e empresta o valor pago nessa aquisição para esse banco. Então, no ato da assinatura do contrato, é acordado um prazo para essa instituição devolver o valor para o investidor, acrescido de uma taxa de juros, que pode ser pré-fixada ou acompanhar algum indicador externo como o CDI e a taxa Selic.
Tesouro Direto
Assim como no CDB, o Tesouro Direto também é um dos tipos de títulos de renda fixa no qual emprestamos um montante para uma instituição. Entretanto, aqui essa instituição é o Governo Federal, que usa esse dinheiro para financiar suas atividades e depois o devolve, dentro do prazo e com o acréscimo pré-acordados.
LCI e LCA
Outro tipo de títulos de renda fixa, as LCIs e LCAs também emprestam dinheiro de investidores. Nesse caso, o valor é usado para financiar empreendimentos do setor imobiliário.
Debêntures
No caso dos debêntures, as empresas que emitem os títulos são instituições não financeiras. Desse modo, o risco pode ser um pouco maior, porém, o potencial de lucro também é maior.
Letras de câmbio
Nas letras de câmbio, o processo é idêntico ao do CDB, exceto pelo fato de que as instituições financeiras que emitem os títulos são bem menores.
CRI e CRA
Assim como no caso das LCI e LCA, as empresas emissoras dos títulos também aplicam o valor em setores importantes para a economia. Entretanto, aqui esse setor é o agronegócio. Aliás, nos dois casos, há isenção do imposto de renda sobre os aportes, exatamente por causa da sua importância para a economia do país.
Como investir hoje?
A melhor forma de começar a investir em títulos de renda fixa é conversar com o seu banco para saber a disponibilidade desse tipo de investimento. Você pode, ainda, contratar um corretor de valores ou abrir uma conta em uma corretora.
Gostou de saber mais sobre os títulos de renda fixa? Então não perca mais tempo nem dinheiro e comece a investir hoje mesmo!