Até o dia 4 de maio você pode emitir, transferir ou regularizar o seu título de eleitor. E o melhor de tudo, dá para fazer o procedimento de forma gratuita e sem sair de casa, utilizando o atendimento pela internet, por meio do Título Net.
Siga a leitura para ter todos os detalhes.
Como transferir o título de eleitor?
Quem mudou de cidade e quer transferir o título, tem até o dia 4 de maio para realizar tal operação.
Para tanto, você vai precisar de um documento com foto e um comprovante de residência. Quando estiver com eles, vá até o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e selecione a aba “Eleitor e eleições”.
Na opção “Título de Eleitor”, escolha “Tire seu título – Título Net”.
Será apresentada uma página com todas as orientações, e para começar o processo, clique no link “Iniciar seu atendimento à distância”.
Informe a sua Unidade Federativa (UF), e preencha os dados solicitados para o serviço que deseja.
Ainda não tenho o título, preciso emitir!
Neste caso, você deve seguir os mesmos passos de quem vai transferir o título. Siga as etapas descritas no item anterior, e quando o atendimento à distância for iniciado, depois de preencher a Unidade Federativa, no campo “Título de eleitor”, você preenche com a opção “Não tenho” e segue com os demais dados.
Vale destacar que os dados devem coincidir integralmente com aqueles que aparecem no seu documento de identificação. Por isso, revise para não ter nenhum erro.
Precisa de uma Certidão de Quitação Eleitoral?
Saiba que o documento pode ser obtido também pela internet, de forma rápida e sem custos. Em resumo, a certidão é o documento que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.
Para ter ele em mãos, basta clicar neste link do TSE e preencher os seus dados. Quando terminar, clique em “Emitir”.
Veja ainda: Saque do FGTS: Nova liberação já tem data definida; veja quem tem direito