Se você perdeu o seu título de eleitor, mas está em dia com a Justiça Eleitoral, saiba que existe uma maneira de conseguir a segunda via do título de eleitor online. E mais ainda, de forma gratuita.
Para acompanhar as orientações, continue a leitura.
Título de eleitor online
A segunda via do documento está disponível gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral que contém a versão digital do documento. Veja como gerar a 2ª via.
Aplicativo e-Título
Você pode ter acesso ao e-Título procurando na sua loja de aplicativos do celular ou tablet, e providenciando a sua instalação.
A saber, é possível entrar com o número do CPF, sem precisar do número do título eleitoral. Informe os dados solicitados e tenha acesso ao seu documento.
O e-Título é aceito como documento de identificação para quem já fez o cadastramento biométrico. Já para eleitores que ainda não fizeram esse cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.
Verificação de zona e seção eleitoral
Pelo aplicativo, a eleitora ou eleitor pode conferir a zona e seção eleitoral, verificar o endereço e identificar no mapa o local de. O aplicativo permite ainda, a emissão de certidões eleitorais, o cadastramento como mesário voluntário e justificar ausência às urnas.
Certidão de quitação
O cidadão também pode solicitar a certidão de quitação eleitoral, que contém todos os dados do indivíduo no cadastro eleitoral. A certidão substitui o título eleitoral para todos os fins. O documento pode ser emitido de forma rápida e prática pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para emitir a certidão, basta acessar o link Certidões, disponível na aba “Eleitor/Eleições” na parte superior da página. Em seguida, a pessoa deve selecionar “Quitação Eleitoral” na lista que aparece no centro da tela e seguir os passos indicados.
É importante lembrar que não é obrigatório ter o título em mãos para votar, mas sim um documento oficial com foto.
Leia também: Auxílio Emergencial: Benefício pode continuar se não sair a reforma do IR, declara Ministro da Economia