Muitos brasileiros já receberam uma ligação do banco, em que o vendedor ofertava um título de capitalização. Com a proposta de pagamentos mensais, em troca de um retorno corrigido e sorteios de valores altos, muitos acabam aderindo ao produto achando que estão, de fato, investindo. Apesar disso, especialistas não são unânimes em afirmar que essa é uma forma de investimentos em geral.
Por isso, hoje vamos entender como funcionam os títulos de capitalizalçao, se é, ou não, uma modalidade de investimentos e como saber se o produto vale a pena.
O que é um título de capitalização?
O título de capitalização é um produto muito popular no país e normalmente tido como uma excelente forma de investimentos. Isso porque, na prática, a instituição força o consumidor a fazer uma poupança mensal, com valores determinados pelo próprio cliente na hora da contratação. Ao longo do período acordado, os valores são reajustados por alguma taxa determinada.
E é na taxa que mora o principal diferencial desse produto. Isso porque muitos títulos de capitalização rendem a chamada Taxa Referencial. Na prática, essa taxa é mais baixa que a inflação. O resultado é que, durante todo o processo de investimentos, o cliente acaba perdendo poder de compra. Isso quer dizer que o valor das primeiras parcelas passa a comprar cada vez menos produtos ao longo do período do título.
Além disso, durante o andamento do título de capitalização, bancos fazem diversos sorteios, muitas vezes de valores milionários. Contudo, é preciso ressaltar que trata-se de sorte, e não há como prever a probabilidade de você ganhar esses sorteios periódicos.
Por conta dos péssimos rendimentos, muitos especialistas criticam esse produto. Além disso, os títulos de capitalização costumam ter regulamentos não transparentes e de pouco acesso aos clientes.
Afinal, é um investimento ou não?
Via de regra, o título de capitalização é uma modalidade bastante ruim de investimentos, independentemente de qual retorno ele tenha. Isso porque as taxas de correção, quando muito, são iguais à inflação, o que apenas mantém o poder de compra ao longo dos anos. Nos investimentos tradicionais, é possível ganhar retornos acima da inflação de forma simples.
Além disso, os títulos de capitalização normalmente costumam dar bons retornos para os sorteios. Por conta disso, essas instituições acabam tendo um esforço muito grande para vender o máximo possível esse tipo de produto. Na dúvida, especialistas indicam que clientes peçam os regulamentos do produto, entendam os custos envolvidos e também entendam as taxas de correção dos valores.