O mofo é uma das grandes preocupações das donas de casa em períodos chuvosos, especialmente em cidades que são muito úmidas. Os itens de madeira costumam ser bastante afetados pelo mofo, uma vez que a madeira tende a absorver umidade. Então, se você tem sofrido com a umidade em casa, tire o mofo das portas com essa dica básica.
Ambientes úmidos e quentes são propícios para a proliferação de mofo. Mas isso não significa que eles surgem apenas em locais fechados, até mesmo as regiões externas da casa, como varandas, quintais e terraços podem ser afetados por esse tipo de fungo.
Se você possui criança pequena em casa, é fundamental entender como se livrar desses microrganismos, uma vez que eles representam um risco para a saúde dos pequenos e também para as pessoas que apresentam problemas respiratórios.
Tire mofo das portas com essa dica básica e barata
Primeiramente, é fundamental buscar resolver o problema com mofos assim que ele surge, pois quanto mais tempo os microrganismos ficam na superfície, maiores são as chances de que eles se multipliquem.
Inclusive, se houver uma grande proliferação, será necessário contratar um profissional para realizar o combate dos fungos que provocaram o mofo. Por isso, é imprescindível conhecer as formas de se livrar do mofo o quanto antes.
Materiais para tirar mofo das portas
Para eliminar o mofo das portas de sua casa você precisará de água, 200ml de vinagre branco, uma colher de detergente, 100ml de água sanitária, uma colher de bicarbonato de sódio, toalha, pano para limpeza e esponja.
Como retirar mofo das portas?
Se o mofo estiver em sua fase inicial de proliferação, é possível removê-lo com uma esponja e o sabão utilizado para lavar louças. Porém, você pode realizar uma mistura com detergente e água que também é bastante potente. Para isso, coloque uma colher de detergente em água morna e despeje sobre um borrifador.
Depois, borrife a mistura na superfície em que está o mofo, cobrindo toda a área acometida pelo fungo. Feito isso, com uma esponja, esfregue o mofo e retire-o da superfície. Por fim, pegue uma toalha limpa e seque toca a superfície, retirando também os resíduos de sabão e água que tenham restado.
Desinfete a superfície
Enquanto a água e o sabão estão agindo de modo a remover o mofo da superfície, é necessário realizar a sua desinfecção, garantindo que os fungos não voltem a infectar a área. Para realizar essa desinfecção você pode lançar mão de uma solução com bicarbonato de sódio e vinagre.
Então, misture 200ml de vinagre a uma colher de bicarbonato. Quando essas duas substâncias se misturarem, haverá uma efervescência. Aguarde até que pare de efervescer e aplique sobre a madeira, deixando ali por, pelo menos, dez minutos.
É fundamental deixar que a mistura fique intacta para que ela aja no mofo, eliminando todos os microrganismos. Passado esse tempo, realize a secagem da área com um pano limpo, retirando toda a umidade. Se a mistura com vinagre e bicarbonato não for suficiente, passe água sanitária com um pano úmido.