São diversos os tipos de pimenta disponíveis no mercado. Você certamente ficará surpreso ao saber que os pimentões preto, branco, verde e vermelho (a variedade mais rara) vêm todos da mesma semente e, de outra forma, da mesma planta, Piper nigrum.
Na verdade, todos esses grãos de pimenta se originam de vários estágios de desenvolvimento. A pimenta é, portanto, única no mundo das especiarias, embora o seu fruto se utilize em todas as suas versões.
Quais são os tipos de pimenta?
Pimenta preta (piper nigrum)
As pessoas comuns acreditam que a pimenta preta é a versão madura da fruta da árvore de pimenta. Não é assim. Embora todos esses grãos de pimenta venham de bagas que atingiram seu tamanho normal, mas não estão totalmente maduras.
Estas bagas são, portanto, colhidas à mão e depois secas ao sol, sem a ajuda de dessecantes elétricos. Além disso, são as enzimas dos bagos que fazem com que a pele escureça durante o processo de secagem.
Pimenta branca (piper nigrum)
Esta variedade de pimenta provém, em particular, dos frutos da pimenteira quando totalmente amadurecidos. Neste estado, os bagos apresentam uma cor avermelhada.
Após a colheita, portanto, esses frutos são embebidos para, em seguida, ter a casca exterior raspada até que apareça o interior branco e macio. Eles são então secos e escaldados ao sol da mesma forma que a pimenta-do-reino.
Pimenta verde (piper nigrum)
Essa variedade de pimenta, por outro lado, é a versão verde da baga. Na verdade, o último se colhe enquanto a baga ainda está verde. Em seguida, essas bagas geralmente se colocam em vinagre ou salmoura.
Também é possível encontrá-los congelados e desidratados (e parece que estes últimos têm um sabor mais forte).
Os grãos de pimenta verde se colhem frequentemente durante o mesmo estágio de maturação que os grãos de pimenta-do-reino, mas são diferentes quando não são secos, de modo que seu sabor e sabor picante se concentram muito menos do que nos grãos de pimenta-do-reino.
Pimenta vermelha (piper nigrum)
Este é um dos tipos de pimenta mais raros. Esses grãos particularmente se consideram mais picantes e aromáticos do que a variedade verde. Ela combina, por conseguinte, o sabor picante e o sabor maduro da pimenta preta. A variedade vermelha, portanto, é mais uma curiosidade exótica do que qualquer outra coisa!
Pimenta aromatizada
É uma variedade com adição de casca de limão, laranja ou alho esmagado desidratado de acordo com o nome da pimenta. Utiliza-se o tipo de pimenta principalmente para temperar carnes grelhadas.
Também é feita uma mistura de pimenta preta, branca e verde com adição de pimenta rosa. Sendo mais pelo aspecto visual num moinho de pimenta transparente do que pelo aspecto gustativo que esta pimenta se aprecia.