A micose é uma doença muito comum entre as pessoas, uma vez que ela se manifesta de diversas formas. Sendo assim, existem diversos tipos de micose que podem atingir as unhas, os pés, a pele e, até mesmo, as áreas íntimas. Leia este post para entender quais são os tipos de micose, conheça as principais e veja como tratar.
Por ser uma doença comum, a micose possui tratamento, sendo necessário, então, identificar qual é o tipo de micose para direcionar o tratamento de forma eficaz. Alguns tipos de micose também são mais comuns em algumas épocas do ano, como a micose de pele que é muito frequente no verão. Confira mais aqui no Brasil 123.
Tipos de micose: conheça as principais e veja como tratar
A micose é uma doença causada por fungos que infeccionam a região afetada e provocam alguns desconfortos, como: coceira, vermelhidão, descamação, dentre outros. Mas Existem diversos tipos de micose, leia este post até o final para que você conheça as principais e veja como tratar.
Primeiro tipo
O primeiro tipo de micose a ser tratado nesse post é a micose de unha, também chamada onicomicose. Nesse tipo de infecção a unha fica amarelada, deformada e grossa. A micose pode ser transmitida para áreas em torno da unha ou para outras unhas. Porém, atinge mais frequentemente as unhas dos pés.
Para tratar a onicomicose é possível fazer uso de remédios em comprimidos que devem ser receitados pelo dermatologista. Dentre esses medicamentos está o Fluconazol ou o Itraconazol. Além disso, é possível também utilizar uma pomada ou esmalte na região. Mas também é possível realizar o tratamento a laser, eliminando os fungos por meio da ação dos raios infra-vermelhos.
Segundo tipo
O segundo tipo de micose é a candidíase. Ela é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans. Esse fungo está presente de forma natural na região da boca e das genitálias tanto de homens quanto de mulheres. Porém, quando a imunidade sofre alterações a quantidade desse fungo pode aumentar, fazendo com que os sintomas e sinais da candidíase apareçam.
A candidíase vaginal é uma infecção que atinge comumente as mulheres, isso porque quando o sistema imune encontra-se deficiente o número de fungos desse tipo aumenta muito. Outros motivos podem ser: diabetes, maus hábitos de higiene ou tratamento com antibióticos ou corticoides.
A candidíase oral costuma ser mais frequente em bebês, uma vez que seu sistema imune encontra-se pouco desenvolvido. Mas ela atinge adultos que possuem o sistema imune muito deficiente devido a gripes, doenças crônicas ou HIV.
Para tratar a candidíase oral é possível realizar a aplicação de antifúngicos em gel, líquido ou enxaguante bucal. Um exemplo de antifúngico assim é a Nistatina, que pode usar por 5 a 7 dias. Porém, se o caso estiver avançado pode-se fazer uso de Fluconazol, mas esse medicamento deve ser prescrito pelo médico.
Terceiro tipo
O terceiro tipo de micose a ser tratado nesse post é a pitiríase versicolor. Também chama-se pano branco ou micose de praia, e o que causa é o fungo Malassezia furfur. Esse fungo produz uma substância que impede que a pele produza melanina quando exposta ao sol. Por isso, na região em que o fungo se encontra a pele não fica bronzeada, fazendo com que surjam manchas brancas.
Para tratar esse tipo de micose é necessário fazer uso de medicamentos que devem ser prescritos pelo dermatologista. Além disso, existem antifúngicos em formas de spray, pomadas ou loções que podem aplicar na região que afetou.