A revista Time Out fez um apanhado onde lista as melhores cidades de todo o mundo. No topo está a cidade norte-americana de São Francisco, famosa pela gastronomia, tecnologia em expansão e a famosa ponte vermelha.
O segundo lugar é ocupado pela capital holandesa, Amsterdã, e em terceiro lugar vem Manchester, na Inglaterra. Este levantamento contou com o apoio de editores de todo o mundo. Os critérios considerados para definir as melhores cidades foram a vida noturna, restaurantes, atividades culturais e senso comunitário.
Este último fator foi colocado como um dos mais relevantes, em virtude da crise sanitária vivida através de uma pandemia mundial. Propostas ambientais também foram levadas em consideração, bem como o compromisso com o ativismo e simpatia da população no geral.
De acordo com a Time Out, a cidade de São Francisco conquistou o primeiro lugar devido à “combinação imbatível de progresso, aceitação e sustentabilidade”. O destaque foi concedido também devido às ações de combate à pandemia, que resultou em um dos maiores índices de vacinação de todos os Estados Unidos da América (EUA). Ao todo, foram entrevistados 27 mil habitantes de todo o mundo para definir a lista.
Mesmo diante de constantes fechamentos do comércio e indústrias locais, os habitantes da cidade de São Francisco se mobilizaram para promover um apoio mútuo e estimular as atividades dos colegas de profissão. A Time Out considera a cidade de São Francisco como um enorme espaço ao livre, como é o caso dos estabelecimentos alimentícios.
Foram justamente esses espaços verdes o alvo dos elogios, tal como a indústria da cannabis cujo foco é a igualdade. Em nota, a revista informa que o destaque foi dado às melhores cidades do mundo de 2021 que melhor se adaptaram à uma época cujo pontos chaves é alavancar o progresso do local. Em outras palavras, o investimento em cultura, socialização, diversão, etc.
“Os resultados mostram que o espírito de comunidade está mais elevado do que nunca. As pessoas estão apoiando umas às outras, bem como empresas e iniciativas locais”, disse a editora-chefe global da Time Out, Caroline McGinn.
A editora-chefe ainda ressaltou que, normalmente, o pensamento mais comum entre as pessoas poderia ser o de inibir o sentido de conviver em sociedade. Porém, ao analisar as cidades que integram o top 10, foi fácil identificar o espírito de comunidade em alta, mais do que em qualquer outro momento nos últimos tempos.
O ranking das melhores cidades do mundo é composto por:
- São Francisco, Califórnia, EUA;
- Amsterdã, Holanda;
- Manchester, Reino Unido;
- Copenhagen, Dinamarca;
- Nova York, EUA;
- Montreal, Canadá;
- Praga, República Tcheca;
- Tel Aviv, Israel;
- Porto, Portugal;
- Tóquio, Japão.