Jovens que utilizam o TikTok terão uma novidade nas próximas semanas. Segundo a empresa, pessoas com contas na rede social que têm menos de 18 anos agora terão um limite de tela automático de 60 minutos. De acordo com o anúncio feito nesta quarta-feira (01), com a novidade, quando o adolescente atingir esse tempo, a plataforma solicitará uma senha para que ele possa continuar assistindo aos vídeos.
TikTok abre vagas de emprego no Brasil
Em um comunicado divulgado nesta quarta, o TikTok afirma que, para determinar o tempo permitido para adolescentes, a empresa consultou pesquisas acadêmicas atuais e também conversou com especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston.
Segundo a empresa, atualmente, não existe um consenso sobre o tempo ideal que os jovens podem ficar assistindo os vídeos da plataforma sem serem prejudicados. No entanto, a empresa destaca que, em sua visão, os adolescentes precisam de uma ajuda “extra” para poderem “explorar a internet de forma independente”.
“Não há um consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. Mas o TikTok reconhece que adolescentes precisam de apoio extra quando começam a explorar a internet de forma independente”, ressaltou a companhia.
De acordo com o TikTok, a rede social também está ganhando um painel de tempo de tela que mostra as horas gastas na rede social, quantas vezes o app foi aberto e ainda o tempo total gasto pelos usuários durante o dia e a noite.
Não suficiente, a empresa também anunciou a limitação de notificações, que permite aos responsáveis um cronograma para silenciar os alertas da plataforma. Por fim, a empresa ainda destaque que os adolescentes de 13 a 15 anos não recebem os alertas a partir das 21h. Já aqueles com idades entre 16 e 17 anos não recebem a partir das 22h.
Leia também: Sinal utilizado no TikTok salvou adolescente de sequestro nos EUA