O texto publicitário é do tipo mais voltado para campanhas publicitárias, mas também podem ser textos que tenham uma natureza mais visual, oral ou escrita. É muito comum encontrar no nosso próprio cotidiano, esse tipo de texto, principalmente porque um dos seus principais intuitos é convencer o leitor a comprar algum artigo, ou serviço.
A comunicação pode ser encontrada e feita de diversas formas, através de jornais, revistas, internet, rádio, televisão, entre muitos outros. Mas com os textos publicitários, a comunicação é mais sugestiva, mais persuasiva. Para entender melhor como esse tipo de artigo funciona, continue lendo.
Quais as características de um texto publicitário?
Um texto publicitário, na sua grande maioria, costuma ter como principal objetivo, o convencimento. Portanto, é muito comum encontrar nesse tipo de artigo, verbos no imperativo, ou que estejam sendo conjugados no presente do indicativo, expressões de chamamento, como os vocativos, etc.
Embora eles sejam feitos com uma linguagem coloquial, mais simples, acessível e dinâmica, é preciso conter criatividade e humor. A intertextualidade também pode ser uma grande aliada nesse tipo de texto, assim como musicalidade ou subjetividade.
Em um texto publicitário, é muito comum encontrar o uso de vícios e figuras de linguagem, neologismos, rimas, trocadilhos, entre muitas outras apelações de linguagem.
Qual a estrutura de um texto publicitário?
Esse tipo de artigo não segue um padrão certo ou estrutura, eles podem ser desenvolvidos em frases, ou em textos visuais com linguagem verbal ou não. Como o intuito desse tipo de texto na grande maioria das vezes é vender algo, ele acaba sendo bastante livre, podendo ser de diversos gêneros como o descritivo, o narrativo ou argumentativo, ou tendo tudo ao mesmo tempo.
Um texto publicitário também pode ser encontrado com muitas imagens. Observe que a imagem é muito válida dentro desse tipo de texto, já que ele é um recurso importante, que ajuda a promover um produto, ou uma marca. Além disso, também ajuda a despertar a vontade do usuário ou leitor daquilo que ele está lendo ou vendo.
Os títulos do texto publicitário geralmente precisam ser bem atrativos, marcando presença com palavras chaves importantes, para atrair a atenção. Depois disso vem o corpo de texto, com uma ideia em destaque que pode ser apresentada de diversas formas, e por fim, uma conclusão de tudo que foi dito, com a pretensão de uma assinatura, cadastro, compra de um produto, ou o que quer seja que a marca esteja querendo anunciar ali.