Desde junho de 2021 (mês passado), a obrigatoriedade da realização da prova de vida do INSS retornou. Desse modo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram seus benefícios bloqueados podem solicitar a reativação de forma simples e rápida.
Em 2020, a prova de vida não era obrigatória devido à pandemia pela Covid-19, embora o procedimento não tenha sido interrompido, a ausência dele não era utilizada para bloquear os benefícios como será feita nesse ano.
Benefício do INSS bloqueado pode ser reativado pelo Meu INSS
De acordo com o calendário divulgado no mês passado da prova de vida do INSS 2021, os segurados que não fizeram a prova de vida em março e abril de 2020 tinham até a última quarta-feira (30) para realizar o procedimento e provarem que estão vivos.
No entanto, se o beneficiário perdeu o prazo, é possível pedir a reativação do benefício de forma remota, sem sair de casa, Para isso basta acessar o site Meu INSS e fornecer os dados pessoais e comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida, procedimento que não foi feito em junho.
Além disso, se o segurado tiver biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação pelo aplicativo Meu INSS, sem ser necessário se dirigir à agência bancária em que recebe o benefício.
Essa opção vale, portanto, para os segurados que deveriam ter feito a prova de vida 2021 em junho e não a fizeram. Para os demais beneficiários, o calendário segue até dezembro.
E se o beneficiário não foi selecionado para a prova de vida por biometria, precisa fazer no banco?
Precisa sim. A prova de vida deve ser feita em uma agência do banco em que recebe o benefício no mês em que realizou a última prova de vida no ano anterior. Ou seja, a pessoa terá que ver qual a última prova de vida e olhar o cronograma (acima). Por exemplo: quem fez prova de vida em 04/2019 e deveria fazer em 04/2020 e não fez, deverá fazer até 06/2021. O segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, carteira de motorista ou a carteira de trabalho.
Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.
Veja ainda: Prova de vida do INSS retorna hoje com novo calendário; confira todas as datas de 2021
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.