Logo que nascem os bebês são submetidos a vários exames, que tem o objetivo de detectar algumas doenças e possíveis anormalidades. O teste do pezinho e da orelhinha são muito importantes para que, caso necessário, aconteça o tratamento precoce destas doenças.
O teste do pezinho e da orelhinha surgiram em momentos diferentes e, também, possuem funções singulares. O do pezinho é bastante antigo, tendo surgido na década de 70 e se tornado obrigatório a partir de 1992.
Teste do pezinho e da orelhinha
O teste do pezinho consiste em um corte pequeno no pé ou mão do bebê para coletar um pouco de sangue. Através dele é possível detectar doenças como:
- Fenilcetonúria – incapacidade de metabolizar a enzima fenilalanina-hidroxilase.
- Doença falciforme – altera a formação da hemoglobina, sendo que as hemácias ficam com forma de foice, o que dificulta sua locomoção e causa lesões nos tecidos.
- Hipotireoidismo congênito – faz com que a tireoide seja incapaz de produzir uma quantidade adequada de hormônios tireoidianos, o que deixa os processos metabólicos mais lentos e pode levar ao retardo mental.
- Fibrose cística – ela compromete o funcionamento das glândulas exócrinas, que são responsáveis pela produção de muco, suor ou enzimas pancreáticas. É uma doença genética.
- Deficiência de biotinidase – pode resultar em convulsões, fraqueza muscular, acidez do sangue e baixa imunidade.
Além do teste do pezinho e da orelhinha, existe o teste do olhinho, que verifica os reflexos do bebê.
O teste da orelhinha é também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal e possui a função de detectar se o bebê possui alguma deficiência auditiva.
Ele é feito após as primeiras 48 horas de vida e consiste na produção de um estímulo sonoro e captação do seu retorno. Segundo os médicos especialistas é indolor e rápido, sendo finalizado em, aproximadamente, 10 minutos.
Se tiver alguma dúvida sobre o teste do pezinho e da orelhinha procure um pediatra ou vá ao posto de saúde mais próximo.
Leia também:
– Conheça as causas e o tratamento para ginecomastia
– Covid-19: Doria anuncia que todo o estado de SP entrará na fase vermelha
Conhece alguma gestante? Então compartilha com ela essas informações sobre o teste do pezinho e da orelhinha! Para mais dicas de saúde e bem-estar curta nossa página do Facebook!