Acontece neste sábado (29), em todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRT’s) do Brasil, o sorteio das urnas que, no próximo domingo (30), dia em que será realizado o segundo turno das eleições gerais, passarão por um Teste de Integridade. De acordo com informações reveladas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda etapa do pleito, haverão duas novidades.
Campanha de Lula e Bolsonaro fazem acordo e desistem de direitos de respostas no TSE
Segundo o tribunal, a primeira novidade será o número de urnas verificadas. No primeiro turno, foram cem equipamentos. Desta vez, serão 641. Além do aumento no número de equipamentos checados, especialistas também irão analisar o sistema de biometria.
No primeiro turno, foi realizado um projeto-piloto para fazer o teste com biometria. Na ocasião, segundo o tribunal, obteve-se 100% de aprovação nas 58 seções onde ocorreu, no dia 02 de outubro, a auditoria, que contou com a participação de mais de dois mil eleitores voluntários.
Conforme o TSE, no próximo domingo, a auditoria deve ocorrer da mesma forma que aconteceu no primeiro turno, ou seja, um servidor da Justiça Eleitoral convida eleitores para participar do teste após eles terem votado. Caso a pessoa aceite o convite, será encaminhada para uma sala, no mesmo local de votação, onde apenas posicionará o dedo no leitor biométrico para a identificação.
De acordo com o tribunal, esse Teste de Integridade acontece no mesmo dia e horário do pleito oficial desde 2002 e tem como objetivo principal testar a segurança da captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. Nesta sexta-feira (28), durante uma sessão extraordinária, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, falou sobre o teste.
“Como não poderia deixar de acontecer, todos os votos dados na urna conferiram com os votos em papel”, disse ele, lembrando que “o teste é filmado integralmente para comparar os votos dados em papel, que são preenchidos anteriormente por estudantes e partidos políticos, e digitados, no momento da realização do teste, por servidores da Justiça Eleitoral”.
Durante a sessão desta sexta, o presidente do TSE ainda relatou que os relatórios conclusivos sobre a fiscalização tanto no primeiro quanto no segundo turno serão publicados no portal da corte até o final de novembro, mais precisamente até o dia 29 do próximo mês.
Leia também: Nikolas Ferreira publica 100 fotos de Alexandre de Moraes após postar direito de resposta do PT