O Tesouro Direto vem animando os investidores que querem segurança e rentabilidade nos seus investimentos. Isso porque os retornos dos títulos está em patamares recordes. Na manhã dessa terça-feira, o Tesouro Prefixado com vencimento em 2023 estava pagando 14,03% ao ano. Para prazos maiores, o retorno fica em torno de 13,45%, o que também é uma excelente taxa.
Por isso, hoje vamos falar sobre o Tesouro Prefixado, seu funcionamento e se vale a pena, ou não, comprá-lo agora. Vale lembrar que qualquer pessoa com R$40,00 pode investir nesses títulos em qualquer corretora do país. Além disso, esses são os títulos mais seguros do país.
Como funciona o Tesouro Prefixado?
O Tesouro Direto possui três modalidades distintas de investimentos. Isso acontece, na verdade, em todos os produtos do mercado financeiro de renda fixa, mas o Tesouro Direto é especial por conta da maior segurança que, atualmente, está atrelada com os maiores juros em anos. Por isso, as altas taxas vem chamando a atenção de grandes fundos de investimentos.
Na prática, o Tesouro Prefixado diz, no dia da contratação, qual a taxa que o investidor receberá no dia do vencimento. Hoje pela manhã, um título com vencimento no dia 1° de janeiro de 2029 estava pagando 13,49% ao ano. A taxa não é isenta de impostos e taxas de corretoras. Para o vencimento em 1° de janeiro de 2025, a taxa era um pouco mais baixa, de 13,45%.
Apesar disso, após investir você não verá o valor crescendo todos os dias. Isso porque o Tesouro Prefixado sofre de um fenômeno chamado de marcação a mercado, que pode desvalorizar o título momentaneamente. Contudo, quem mantiver o título até o vencimento receberá, sem faltas, o valor prometido. Por isso, se você quer investir nesse produto, uma excelente ideia é fazer em uma corretora separada de outros ativo, para que você não veja a marcação a mercado.
Como investir?
Para investir no Tesouro Direto como um todo, o primeiro passo é ter uma conta em uma corretora. Isso porque mesmo que seja possível comprar pelo portal, especialistas recomendam essa conta para que você também tenha acesso a demais produtos do mercado financeiro e, com isso, consiga optar pela diversificação nos seus investimentos.
Após ter a sua conta, basta ir até a sua corretora e efetuar a compra do Tesouro Prefixado. Isso porque diferentemente de outros produtos, o perfil de investidor não afeta o investimento nesse produto, dado que ele é um dos mais seguros do Brasil. Após isso, você deve apenas levar o ativo até o vencimento para receber o valor prometido pelo Governo Federal.
Apesar disso, você pode resgatar o valor antes do vencimento. Isso porque o mercado financeiro dá liquidez a esses produtos, incluindo o Tesouro Prefixado, por conta de ser a porta de entrada de investidores internacionais no mercado brasileiro. Após solicitar o resgate, a corretora pode disponibilizar o valor na sua conta em até 2 dias úteis.
No atual cenário, especialistas recomendam que o Tesouro Prefixado esteja nas carteiras de investimentos dos clientes. Por isso, começar com valores nesse ativo pode ser uma excelente escolha.