As taxas de juros e a inflação estão em alta e o mercado financeiro já começou a colocar esses títulos em carteira. Contudo, os títulos prefixados ficaram de lado, mesmo que muitos investidores vejam taxas excelentes. É o caso do Tesouro Prefixado, que já conta com taxas acima de 11% ao ano. Porém, esse título ainda gera polêmica com alguns investidores.
Por isso, nesse texto vamos mostrar se é a hora de comprar ou se, por outro lado, é preciso esperar mais um tempo para tê-los em carteira. Vale lembrar que você deve manter esse título até o fim para ter acesso à taxa contratada. Caso contrário, você pode perder dinheiro nessa operação, mesmo que seja renda fixa.
O que é o Tesouro Prefixado?
O Tesouro Prefixado é mais uma das opções do Tesouro Direto aos investidores. Essa plataforma é a principal fonte de financiamento do governo, que capta dinheiro para realizar diversas obras e pagar suas dívidas. Em troca desse dinheiro, ela remunera os investidores de diferentes formas. Além da Selic e da inflação, o governo também usa títulos prefixados para fazer isso.
Para isso, ele define uma taxa na hora da contratação, que não mudará, independentemente do momento do mercado. Por isso, é importante que você sempre saiba se é a melhor hora para comprar os títulos prefixados. Isso porque há momentos em que a taxa Selic estará maior. Além disso, é preciso contar que a inflação pode render mais que o Tesouro Prefixado também.
Apesar disso, existe um momento específico em que analistas sempre concordam com a compra do Tesouro Prefixado. E esse momento está chegando. Estamos falando da hora em que as taxas de juros chegam no pico. Por isso, esse pode ser o momento certo para comprar esse título, mesmo que as taxas dele possam aumentar durante alguns dias.
É a hora certa de comprar?
Alguns economistas acreditam que é a hora certa de comprar o Tesouro Prefixado. Contudo, outros acreditam que é possível esperar mais um pouquinho, dado que a Selic deve aumentar ainda mais. Porém, ambos os grupos são unânimes em afirmar que as taxas são atrativas atualmente.
Isso porque o Tesouro Prefixado está com taxas acima dos 11%, um retorno que pode ser maior que o próprio índice de ações do Brasil, o Ibovespa. Com isso, a renda fixa está bastante atrativa. Contudo, o mercado acredita que a taxa Selic deve fechar o ano de 2022 em 11,75%, o que permite dizer que essas taxas do Tesouro Prefixado devem subir para casas maiores que 12% ao ano. Com isso, você já pode comprar alguns títulos, mas talvez não seja a hora de encher o seu carrinho com eles.
Com isso, economistas acreditam que é uma excelente hora de comprar os títulos de inflação e créditos privados ligados ao CDI. Além disso, o Prefixado tende a ficar cada vez mais atrativo, pelo menos até o meio do ano. Com esses ativos, você pode ganhar dinheiro com a segurança de emprestar dinheiro ao governo.