Os termogênicos naturais que funcionam são conhecidos por nossas receitas. Maçã, canela, chá verde: certos alimentos, além de deliciarem as nossas papilas gustativas, têm propriedades queimadoras de gordura muito interessantes para o organismo.
Mesmo que busque-se a perda de quilos ou um peso saudável, vários alimentos podem queimar calorias e eliminar gorduras antes mesmo de serem armazenadas pelo corpo.
Quais são os termogênicos naturais que funcionam?
Maçã, para controlar a fome e regular o açúcar no sangue
Cita-se, frequentemente, a maçã como o alimento mais eficaz para emagrecer. Muito rica em pectinas, atua como um supressor do apetite, que ajuda a regular a fome e prevenir a vontade de petiscos ao longo do dia.
Com efeito, estas fibras alimentares vegetais, uma vez ingeridas, são capazes de absorver grandes quantidades de água para formar um gel viscoso. A partir disso, permite-se aumentar o volume do bolo alimentar e parar a sensação de fome.
As pectinas, então, apresentam-se com capacidade de reter triglicerídeos e gorduras. Além disso, é capaz de limitar a absorção de açúcares no sangue e regular o nível glicêmico ao longo do dia.
Canela, para ativar o metabolismo e queimar gordura
Muito apreciada nas férias, a canela é uma especiaria que tem o seu lugar numa dieta de emagrecimento. Com efeito, além de aquecer as papilas gustativas, possui um grande número de virtudes que atuam diretamente nas calorias e nas gorduras.
Quando você enfeita seu prato com vegetais cozidos, salada de frutas ou mesmo seu café com uma colher de chá de canela em pó, o aldeído cinâmico contido no condimento acelera o metabolismo do corpo.
Isso chama-se termogênese. Para combater ao excesso de calor e recuperar sua temperatura normal, o corpo vai tirar diretamente das reservas de energia e queimar gordura. Um verdadeiro impulso para a perda de peso!
Outro benefício significativo: a canela é um dos termogênicos naturais que funcionam e também tem impacto direto no açúcar e no colesterol no sangue.
Com efeito, o polímero de metil-hidroxiccalcona, o composto mais ativo da especiaria, multiplica em até vinte vezes o metabolismo da glicose. Este é um processo que transforma o açúcar em energia, evitando que se transforme na forma de gordura no tecido adiposo.
Variedades da Canela
Existem duas variedades de canela: a comum (Cinnamomum verum) e canela chinesa (Cinnamomum cassia). Para perder peso e baixar o açúcar no sangue, o tipo não importa, pois têm o mesmo efeito.
No entanto, para uso prolongado, deve-se evitar a canela chinesa. Isto porque é rica em cumarina, uma substância aromática que, em certa dose, é potencialmente tóxica para o fígado e os rins. Em geral, não recomenda-se a canela para diabéticos e pessoas em tratamento anticoagulante.