Segundo informações da Caixa Econômica, os trabalhadores podem sacar até R$ 1.000,00 referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS.
No entanto, esse valor só estará disponível até o mês de dezembro, e apenas para as pessoas que ainda não efetuaram o saque. De acordo com estimativas, cerca de 12 milhões de trabalhadores não foram até o banco para realizar esse saque.
É importante destacar que o prazo estipulado para a realização do saque, é até o dia 15 de dezembro de 2022. Desse modo, caso o saque não seja efetuado, esse valor retornará para a conta do FGTS do trabalhador, com as devidas correções monetárias.
Até o momento, segundo a CEF, foram cerca de 45 milhões de pessoas que solicitaram o saque. Isso totaliza algo em torno de 30 bilhões de reais.
Veja como descobrir se você tem direito a sacar o FGTS
O valor do saque não é direito de todos, isso porque é preciso atender a alguns requisitos básicos.
Uma das exigências é que o indivíduo trabalhe no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), seja um trabalhador rural, ou com contrato temporário junto a uma empresa.
Também estão inclusos nesse processo os trabalhadores que atuam em safras, os atletas profissionais, as empregadas domésticas e, inclusive, os trabalhadores avulsos.
Todas essas categorias possuem um Fundo de Garantia pago pelo empregador. Mas, para ter certeza que o valor foi liberado, é interessante que a pessoa baixe o aplicativo do FGTS.
O app está disponível no Google Play e na Apple Store. Ao baixar, você consegue visualizar se há algum valor para saque.
Outras maneiras de conseguir verificar que você tem direito ao saque, é indo a uma das agências da Caixa Econômica. Mas também é possível acessando a página da CEF.
Valores para sacar do FGTS
Assim que realizar a consulta do seu saldo para saque do FGTS, pode ser que você se depare com valores acima de R$ 1.000,00. Mas você não poderá sacar o valor excedente, pois a quantia permitida é de até mil reais.
Agora, se a quantia do seu saldo do FGTS for menor que mil reais, então, você pode sacar o valor completo, sem problemas.
Caso tenha feito alguma solicitação de empréstimo como, por exemplo, o saque aniversário, provavelmente esse saldo estará bloqueado, e você não poderá efetuar o saque até dezembro.
Desse modo, será necessário aguardar o prazo do calendário correspondente ao seu pedido de saque.
Se o trabalhador tiver muitas contas de FGTS, ele poderá sacar de cada uma delas, a quantia de até mil reais, mas os saques ocorrerão em uma ordem, sendo as contas mais antigas e com o menor saldo, seguindo para as contas mais recentes, e também com os menores saldos.
Aprenda como sacar o FGTS
O saque pode ser feito através do aplicativo Caixa Tem, o qual está disponível para download no Google Play e também no Apple Store.
A realização do pedido de saque é muito fácil, e é possível usar o valor para o pagamento de contas, utilização em compras em lojas por meio de cartão de débito virtual e, inclusive, em compras com pagamento via QR Code.
Mas se preferir, é possível solicitar o envio do saldo para uma conta corrente em outros bancos, ou uma conta da própria CEF.
Você pode também solicitar o saque em espécie em uma das agências da Caixa pelo autoatendimento, ou em alguma lotérica próxima.
O que acontece se não efetuar o saque?
A grande dúvida dos trabalhadores é o que irá acontecer com a quantia, caso não seja efetuado o saque, ou seja utilizado o valor de alguma forma.
Como dissemos, se o trabalhador não quiser sacar nesse momento, a quantia retornará ao seu Fundo de Garantia. Mas será possível solicitar o valor em algum outro momento.
Outra informação que é importante reforçar, é que o trabalhador não perde nenhum direito ao fazer esse saque.
Desse modo, se ainda houver dinheiro no seu Fundo de Garantia, o trabalhador poderá, no futuro, solicitar o valor para realizar algum financiamento imobiliário que precisar. Ou poderá pedir o saque aniversário, por exemplo.