O repasse das parcelas extras do auxílio emergencial 2021 começou a ser feito e será finalizado em outubro, com o pagamento de mais três parcelas que não foram, a priori, planejadas. Tendo isso em vista, ter recebido a parcelas anteriores é garantia para receber a extensão do benefício?
Saiba agora mesmo sobre essa e outras questões e entenda como o programa vai funcionar até o pagamento da sétima parcela. Veja quem terá direito às parcelas extras do programa de enfrentamento à pandemia pela Covid-19.
Recebi as parcelas do auxílio emergencial 2021, vou receber, com certeza, as parcelas extras?
Não, tudo vai depender da continuidade no cumprimento do regulamento do programa. O que isso quer dizer na prática? Significa que todas as regras deverão ser atendidas até outubro, quando o programa será finalizado.
Dessa forma, ter recebido as parcelas extras, mesmo que todas, não garante unicamente o recebimento das parcelas extras.
O que garante, portanto, o recebimento dos novos ciclos é atender aos critérios de participação do auxílio emergencial. Assim sendo, os motivos mais comuns que fazem com que o benefício seja bloqueado é entrar no mercado de trabalho com carteira assinada, começar a receber o seguro-desemprego, receber aposentadoria ou pensão.
Portanto, como vem acontecendo todos os meses em que o auxílio é pago, a Dataprev realiza revisões nos dados dos inscritos com o cruzamento de informações entre os órgãos a fin de evitar que o benefício seja repassado para quem não tenha mais direito.
No entanto, no caso em que o beneficiário teve o auxílio emergencial bloqueado e no motivo constou alguma informação que não procede, o participante pode regularizar a sua situação e assim poder receber o benefício.
Como então proceder
Veja o que fazer em cada caso mencionado:
- Seguro-desemprego – verifique no aplicativo CTPS Digital ou Sine Fácil a situação do pagamento do seguro desemprego ou defeso. Caso não esteja recebendo, o trabalhador pode fazer a contestação;
- Inscrição SIAPE ativa – caso o trabalhador já tenha sido desligado, precisa procurar o órgão;
- Vínculo RGPS – consulte no serviço “Extrato de Contribuição (CNIS)” no aplicativo “Meu INSS” ou na “CTPS Digital” se o vínculo empregatício já foi encerrado. Caso não tenha sido encerrado, procure seu empregador para atualizar essa informação;
- Benefício previdenciário e/ou assistencial – verifique no aplicativo Meu INSS a situação do seu benefício. Caso você não esteja mais recebendo nenhum benefício previdenciário ou assistencial, mas o pagamento ainda não foi encerrado, faça o requerimento de atualização no aplicativo Meu INSS.
Veja ainda: Não recebi a 5ª parcela do auxílio emergencial, o que fazer? Saiba agora
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