Por se tratar de um auxílio que repassa uma quantia em dinheiro para a população, os beneficiários podem ser vítimas de fraudes dos mais variados tipos. No entanto, a tentativa de receber o auxílio emergencial no nome de outra pessoa dá prisão e pode ser enquadrada como fraude.
Foi o que aconteceu na última terça-feira (06) em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Uberlândia. Tendo isso em vista, confira mais sobre o assunto e saiba como evitar cair em golpes.
Pessoa é presa por tentar sacar o auxílio emergencial que estava no nome de outra pessoa
Na tarde da última terça-feira (06), uma mulher foi levada presa pela Polícia Civil quando tentava sacar o auxílio emergencial que estava no nome de outra pessoa.
A atitude foi considerada suspeita e fraudulenta e a mulher foi detida na agência da Caixa na Avenida Comendador Alexandrino Garcia no Distrito Industrial, após ser denunciada. Ela chegou à agência um tempo antes, com uma carteira de identidade que continha dados de outra pessoa, porém, estava com a foto dela.
No entanto, a denúncia de que estava ocorrendo uma tentativa de golpe foi anônima, sem participação dos funcionários da agência mencionada. Antes de ser abordada, a suspeita ainda foi ao banheiro e dispensou os documentos que usava no vaso sanitário. Porém, uma cópia da identidade usada foi entregue aos investigadores.
Segundo informações, a polícia suspeita que ela agia na companhia de outra pessoa, que ficava no lado de fora da agência e fugiu no momento em que ela foi detida. A mulher declarou estar atualmente desempregada e não informou a participação de outras pessoas no golpe. Além disso, disse se havia cometido o crime em outras ocasiões.
Após ser detida, ela foi encaminhada até a sede da Polícia Federal e autuada por estelionato, que tem pena de 1 a 5 anos de prisão, mas pode ter aumento, por se tratar de um crime cometido contra uma instituição pública, nesse caso, a CEF.
Como se proteger de golpes
Para não ser vítima de golpes, os beneficiários do auxílio emergencial não devem divulgar nenhum tipo de dado pessoal, como CPF e nome completo para pessoas desconhecidas ou que entrem em contato por meio das redes sociais e chamadas telefônicas.
Todas as informações do benefício são encontradas no site da Dataprev.
Veja ainda: Auxílio emergencial para mães solteiras pode ter sido fraudado; entenda melhor
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.
Boa noite!!
Que a justiça do homem seja feito, infelizmente não temos este resultado com os políticos deste País, espero não estar generalizando a todos políticos. Para pegar eles têm que haver aqueles planos mirabolantes da PF e MP e assim mesmo eles conseguem ser absolvidos e/ou tem os melhores advogados de defesa e/ou são protegidos por Leis específicas e ainda podem usufruir de uma vida de mordomias aposentando com o último salário da gestão e benefícios. ” simples assim “